O ensino de ciências naturais: uma proposta intercultural nos anos iniciais multisseriados na escola municipal Aleixo Bruno na comunidade indígena Terra Preta
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Data
2012-01-10
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Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
Este estudo enfatiza o ensino de Ciências Naturais na escola regular da Comunidade Indígena
de Terra Preta, no Baixo Rio Negro. Neste sentido, destaca as contribuições dos saberes
tradicionais dos residentes locais numa perspectiva de interações de conhecimentos
objetivando a melhoria do ensino-aprendizagem dos alunos nos anos iniciais multisseriados.
A pesquisa desenvolvida na comunidade é de natureza qualitativa com abordagem da
etnografia e da etnologia tratando dos aspectos de descrição e análise das manifestações que
foram apreendidas durante o percurso de investigação. É importante destacarmos o processo
de mudanças, na atualidade, no alcance de novos métodos e recursos pedagógicos que
possibilitem um conhecimento científico abrangente, a qual faz referência ao paradigma
emergente que entre outros desdobramentos ressalta a natureza e a cultura como fatores de
interlocuções entre as diferentes maneiras de conhecer a realidade. Em vista disto, as Ciências
Naturais compreendida como um conjunto de subáreas especifica como: a Astronomia, a
Biologia, a Física, a Química e as Etnociências ampliam os conteúdos escolares com os
acréscimos dos conhecimentos do cotidiano. Portanto, nos remetemos a um novo olhar sobre
a ciência, como forma de desenvolver atividades significativas, ou seja, uma ciência que nos
fale do universo e dos novos desafios para a educação do futuro.
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Palavras-chave
Ensino de Ciências Naturais, Saberes Tradicionais, Educação Escolar Indígena
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