O ensino de ciências naturais: uma proposta intercultural nos anos iniciais multisseriados na escola municipal Aleixo Bruno na comunidade indígena Terra Preta

Imagem de Miniatura

Data

2012-01-10

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

Este estudo enfatiza o ensino de Ciências Naturais na escola regular da Comunidade Indígena de Terra Preta, no Baixo Rio Negro. Neste sentido, destaca as contribuições dos saberes tradicionais dos residentes locais numa perspectiva de interações de conhecimentos objetivando a melhoria do ensino-aprendizagem dos alunos nos anos iniciais multisseriados. A pesquisa desenvolvida na comunidade é de natureza qualitativa com abordagem da etnografia e da etnologia tratando dos aspectos de descrição e análise das manifestações que foram apreendidas durante o percurso de investigação. É importante destacarmos o processo de mudanças, na atualidade, no alcance de novos métodos e recursos pedagógicos que possibilitem um conhecimento científico abrangente, a qual faz referência ao paradigma emergente que entre outros desdobramentos ressalta a natureza e a cultura como fatores de interlocuções entre as diferentes maneiras de conhecer a realidade. Em vista disto, as Ciências Naturais compreendida como um conjunto de subáreas especifica como: a Astronomia, a Biologia, a Física, a Química e as Etnociências ampliam os conteúdos escolares com os acréscimos dos conhecimentos do cotidiano. Portanto, nos remetemos a um novo olhar sobre a ciência, como forma de desenvolver atividades significativas, ou seja, uma ciência que nos fale do universo e dos novos desafios para a educação do futuro.

Descrição

Palavras-chave

Ensino de Ciências Naturais, Saberes Tradicionais, Educação Escolar Indígena

Citação

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Licença Creative Commons

Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Acesso Aberto