A didática das ciências na formação de professores de química e biologia: articulações entre os conhecimentos específicos das áreas de formação e o fazer pedagógico

Imagem de Miniatura

Data

2010-05-06

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

Pesquisa sobre formação inicial de professores de Ciências, especificamente em cursos de Licenciatura em Química e em Biologia, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), centrada no seguinte problema: A elaboração e aplicação de um Plano de Ação em cursos de Licenciatura em Química e Biologia, na execução da Disciplina Didática das Ciências, contribui significativamente para que professores em formação criem articulações para minimizar a dicotomia entre os conhecimentos específicos das áreas de formação com o fazer pedagógico? O percurso metodológico foi desenvolvido a partir da abordagem qualitativa, legitimada através da Pesquisa-Ação, com foco em um Plano de Ação, cujas técnicas adotadas foram: Observação Participante e História de Vida, por meio de atividades com relatos autobiográficos. A elaboração e aplicação do Plano de Ação contribuíram para criar articulações que minimizaram a dicotomia entre os conhecimentos específicos e o fazer pedagógico, presente na formação daqueles licenciandos, que foram, juntamente com a pesquisadora, os sujeitos da pesquisa.

Descrição

Palavras-chave

Formação de Professores de Ciências, Didática das Ciências, Pesquisa- ação

Citação

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Licença Creative Commons

Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Acesso Aberto