A didática das ciências na formação de professores de química e biologia: articulações entre os conhecimentos específicos das áreas de formação e o fazer pedagógico
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Data
2010-05-06
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Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
Pesquisa sobre formação inicial de professores de Ciências, especificamente em cursos de
Licenciatura em Química e em Biologia, no Instituto Federal de Educação, Ciência e
Tecnologia do Amazonas (IFAM), centrada no seguinte problema: A elaboração e aplicação
de um Plano de Ação em cursos de Licenciatura em Química e Biologia, na execução da
Disciplina Didática das Ciências, contribui significativamente para que professores em
formação criem articulações para minimizar a dicotomia entre os conhecimentos específicos
das áreas de formação com o fazer pedagógico? O percurso metodológico foi desenvolvido
a partir da abordagem qualitativa, legitimada através da Pesquisa-Ação, com foco em um
Plano de Ação, cujas técnicas adotadas foram: Observação Participante e História de Vida,
por meio de atividades com relatos autobiográficos. A elaboração e aplicação do Plano de
Ação contribuíram para criar articulações que minimizaram a dicotomia entre os
conhecimentos específicos e o fazer pedagógico, presente na formação daqueles
licenciandos, que foram, juntamente com a pesquisadora, os sujeitos da pesquisa.
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Palavras-chave
Formação de Professores de Ciências, Didática das Ciências, Pesquisa- ação
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