Proposta metodológica experimental demostrativa por investigação: contribuição para o ensino da física na termologia
Arquivos
Data
2010-05-06
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
A pesquisa científica se destinou a elaborar um manual metodológico
experimental voltado as demonstrações investigativas na termologia, visando
contribuir na formação de professores de Física no ensino médio. A pesquisa
foi iniciada com um levantamento bibliográfico sobre a temática, buscando
encontrar subsídios teóricos e epistemológicos que sustentem e justifiquem a
proposta. A metodologia da pesquisa parte da análise de um diagnóstico que
identificou a forma do ensino experimental que vinha sendo desenvolvido na
escola, em seguida foi realizada oficinas pedagógicas, onde foi (re)elaborado o
manual diante das contribuições dos professores envolvidos. A proposta
baseia-se em um ensino experimental com ciclos investigativos na
aprendizagem, valorizando a uma visão coerente da ciência, e focando na
aquisição significativa de conceitos térmicos. Além desses aspectos, a
seqüência lógica na abordagem foi criteriosa, partindo de um dos pilares da
termodinâmica na concepção ausubeliana, que é o Modelo Cinético-Molecular,
tendo a função de agente facilitador na desmistificação dos fenômenos
térmicos. E, valorizando as concepções interpessoais de Vygotsky, o manual
foi estruturado com: (1) unidades temáticas esclarecedoras dos conceitos
metodológicos envolvidos; (2) representação esquemática da metodologia e
suas legendas; (3) demonstrações do Modelo Cinético-Molecular; (4)
demonstrações investigativas da natureza da matéria; e (5) demonstrações
investigativas da dilatação térmica explorando os conceitos básicos da
termologia. O trabalho contribui no sentido de oferecer ao professor de física
e/ou de ciências, uma proposta metodológica experimental demonstrativa
fundamentada no construtivismo para a introdução do ensino da física térmica,
com orientações detalhadas que visem não somente uma mudança conceitual,
metodológica e atitudinal no ensino-aprendizagem, mais uma necessária
renovação na prática docente.
Descrição
Palavras-chave
Formação docente, Demonstrações investigativas, Termologia
Citação
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Licença Creative Commons
Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Acesso Aberto