Proposta metodológica experimental demostrativa por investigação: contribuição para o ensino da física na termologia

Imagem de Miniatura

Data

2010-05-06

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

A pesquisa científica se destinou a elaborar um manual metodológico experimental voltado as demonstrações investigativas na termologia, visando contribuir na formação de professores de Física no ensino médio. A pesquisa foi iniciada com um levantamento bibliográfico sobre a temática, buscando encontrar subsídios teóricos e epistemológicos que sustentem e justifiquem a proposta. A metodologia da pesquisa parte da análise de um diagnóstico que identificou a forma do ensino experimental que vinha sendo desenvolvido na escola, em seguida foi realizada oficinas pedagógicas, onde foi (re)elaborado o manual diante das contribuições dos professores envolvidos. A proposta baseia-se em um ensino experimental com ciclos investigativos na aprendizagem, valorizando a uma visão coerente da ciência, e focando na aquisição significativa de conceitos térmicos. Além desses aspectos, a seqüência lógica na abordagem foi criteriosa, partindo de um dos pilares da termodinâmica na concepção ausubeliana, que é o Modelo Cinético-Molecular, tendo a função de agente facilitador na desmistificação dos fenômenos térmicos. E, valorizando as concepções interpessoais de Vygotsky, o manual foi estruturado com: (1) unidades temáticas esclarecedoras dos conceitos metodológicos envolvidos; (2) representação esquemática da metodologia e suas legendas; (3) demonstrações do Modelo Cinético-Molecular; (4) demonstrações investigativas da natureza da matéria; e (5) demonstrações investigativas da dilatação térmica explorando os conceitos básicos da termologia. O trabalho contribui no sentido de oferecer ao professor de física e/ou de ciências, uma proposta metodológica experimental demonstrativa fundamentada no construtivismo para a introdução do ensino da física térmica, com orientações detalhadas que visem não somente uma mudança conceitual, metodológica e atitudinal no ensino-aprendizagem, mais uma necessária renovação na prática docente.

Descrição

Palavras-chave

Formação docente, Demonstrações investigativas, Termologia

Citação

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Licença Creative Commons

Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Acesso Aberto