As perspectivas de professor pesquisador em narrativas de egressos do programa de pós - graduação em educação e ensino de ciências na Amazônia
Arquivos
Data
2015-11-12
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
Esta pesquisa tem como objeto de investigação a ressignificação da tendência professor
pesquisador pelos egressos do curso de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na
Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas e que contribuições aquela tem trazido
para suas vivências e experiências investigativas. Os sujeitos da pesquisa foram seis egressos,
sendo três do Mestrado Acadêmico e três do Mestrado Profissionalizante. Define-se a
pesquisa como qualitativa, legitimada pelas técnicas de entrevista individual semiestruturada e
relato de vida. O tratamento dos dados coletados foi realizado com base na análise
interpretativa distribuídos em quatros eixos: (1) experiências e vivências com a pesquisa no
mestrado; (2) perspectivas da tendência professor pesquisador; (3) a ênfase dada à tendência
professor pesquisador durante a formação no mestrado; (4) as características da tendência
professor pesquisador no cotidiano profissional. Os relatos analisados nos permitiram
compreender que os egressos atuam como professores pesquisadores, ressignificam a
tendência em suas práticas profissionais, proporcionando aos alunos um ensino com pesquisa
mediado por várias estratégias, como o uso do estágio, análise de campo, elaboração e
publicação de pesquisa. O mestrado enquanto curso de formação oferece um leque de
conhecimentos e habilidades a uma prática educacional transformadora, assim como a
formação do professor pesquisador, cabendo a ele próprio adotar ou não esta postura. O
percurso no mestrado resultou na ressignificação dos aspectos ontológicos, epistemológicos e
metodológicos dos egressos e da pesquisadora.
Descrição
Palavras-chave
Tendência professor pesquisador, Educação em ciências, Relatos de vida
Citação
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Licença Creative Commons
Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Acesso Aberto