A escola, seu entorno e os espaços não formais : possibilidades de diálogos sobre meio ambiente
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Data
2015-07-28
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Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
Este estudo tem por objetivo geral analisar as contribuições que um plano de ação com atividades
realizadas na escola, em seu entorno e em espaços não-formais pode oferecer para a ampliação das
representações de alunos dos anos finais do ensino fundamental sobre meio ambiente. A pesquisa foi
desenvolvida durante o primeiro semestre do ano de 2015, tendo como sujeitos participantes
professores e alunos do 9º ano de uma escola da rede municipal de Manaus. Foi dividida em três
etapas: A identificação das representações dos alunos sobre meio ambiente, a execução e avaliação do
plano de ação e a verificação das representações pós-atividades. Paralelamente a essas etapas, foram
verificadas as representações dos professores e analisadas as agendas ambientais e os projetos
escolares adotados pela secretaria municipal de ensino. A fundamentação teórica sustentou-se nos
textos de Astolfi (1997, 1998), Bachelard (1996), Fleck (2010), Giordan e Vecchi (1996), Pozo e
Crespo (2009) e por um coletivo de pesquisadores que versam sob a perspectiva de uma Educação
Ambiental Crítica, entre eles Carvalho (2008), Guimarães (2004), Layrargues (2002, 2012), Loureiro
(2012, 2013), Reigota (1995, 2006). O percurso metodológico, de abordagem qualitativa, foi
subsidiado pela pesquisa-ação, utilizando como técnicas de coletas de dados a observação participante,
questionário e análise documental. Através da técnica de análise do conteúdo, constatou-se que as
representações iniciais dos alunos, professores e dos documentos escolares voltam-se apenas à
compreensão de meio ambiente ligada aos aspectos naturais, o que caracteriza um estilo de
pensamento conservacionista. Após o desenvolvimento das atividades realizadas com os alunos,
percebemos a ampliação das representações dos mesmos, relacionando meio ambiente não somente ao
aspecto natural, como ao político, social, ético e econômico, o que possibilita um olhar voltado à
natureza e à sociedade.
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Palavras-chave
Conservacionista, Crítico, Educação ambiental, Estilos de pensamento, Meio ambiente
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