A escola, seu entorno e os espaços não formais : possibilidades de diálogos sobre meio ambiente

Imagem de Miniatura

Data

2015-07-28

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

Este estudo tem por objetivo geral analisar as contribuições que um plano de ação com atividades realizadas na escola, em seu entorno e em espaços não-formais pode oferecer para a ampliação das representações de alunos dos anos finais do ensino fundamental sobre meio ambiente. A pesquisa foi desenvolvida durante o primeiro semestre do ano de 2015, tendo como sujeitos participantes professores e alunos do 9º ano de uma escola da rede municipal de Manaus. Foi dividida em três etapas: A identificação das representações dos alunos sobre meio ambiente, a execução e avaliação do plano de ação e a verificação das representações pós-atividades. Paralelamente a essas etapas, foram verificadas as representações dos professores e analisadas as agendas ambientais e os projetos escolares adotados pela secretaria municipal de ensino. A fundamentação teórica sustentou-se nos textos de Astolfi (1997, 1998), Bachelard (1996), Fleck (2010), Giordan e Vecchi (1996), Pozo e Crespo (2009) e por um coletivo de pesquisadores que versam sob a perspectiva de uma Educação Ambiental Crítica, entre eles Carvalho (2008), Guimarães (2004), Layrargues (2002, 2012), Loureiro (2012, 2013), Reigota (1995, 2006). O percurso metodológico, de abordagem qualitativa, foi subsidiado pela pesquisa-ação, utilizando como técnicas de coletas de dados a observação participante, questionário e análise documental. Através da técnica de análise do conteúdo, constatou-se que as representações iniciais dos alunos, professores e dos documentos escolares voltam-se apenas à compreensão de meio ambiente ligada aos aspectos naturais, o que caracteriza um estilo de pensamento conservacionista. Após o desenvolvimento das atividades realizadas com os alunos, percebemos a ampliação das representações dos mesmos, relacionando meio ambiente não somente ao aspecto natural, como ao político, social, ético e econômico, o que possibilita um olhar voltado à natureza e à sociedade.

Descrição

Palavras-chave

Conservacionista, Crítico, Educação ambiental, Estilos de pensamento, Meio ambiente

Citação

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Licença Creative Commons

Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Acesso Aberto