A orientação sexual como tema transversal na prevenção de vulnerabilidades no Ensino de Ciências
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Data
2010-03-06
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Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
Ao tratar o tema Orientação Sexual, busca-se considerar a sexualidade como algo inerente à vida e à saúde que se
expressa no ser humano ao longo do seu desenvolvimento físico, psicológico, social e espiritual, através do
direito ao prazer e ao exercício da sexualidade com respeito e dignidade. O presente estudo teve como objetivo
identificar em que medida a abordagem transversal da temática Orientação Sexual usando a estratégia de oficinas
pedagógicas, influenciou nos conhecimentos e nas atitudes de prevenção da violência sexual e pedofilia na
internet, em estudantes de uma escola publica da cidade de Itacoatiara, interior do Amazonas. Para tal finalidade
foram avaliados 122 alunos, 63 homens e 59 mulheres, com idades de 11 a 14 anos. Foram utilizados como
instrumentos de coleta de dados, a escala de atitudes tipo likert e dois questionários de conhecimentos,
confeccionados e validados. O primeiro relacionado aos conceitos de sexualidade e Relações de Gênero e o
segundo relacionado aos conceitos de violência sexual e pedofilia na internet. Os instrumentos foram aplicados
antes e depois da participação dos sujeitos em duas oficinas pedagógicas com material didático (álbum seriado
sobre gênero e historias que descrevem situações de violência) nas disciplinas de Historia, Língua Portuguesa,
Educação Física e Ciências. Em todos os casos após a participação dos sujeitos de ambos os sexos nas oficinas, a
porcentagem de respostas sobre o conhecimento posterior do assunto pesquisado em todas as categorias
avaliadas melhorou em relação aos conhecimentos prévios. Assim na categoria conhecimentos sobre sexualidade
e relações de Gênero, os escores aumentaram de 32% no pré teste para 80% no pós-teste no sexo masculino e de
42 % para 97% no sexo feminino. Foi detectado que existe relação entre o grau de conhecimento e maior
pontuação nas respostas que indicam atitudes de assertividade e prevenção da violência sexual e da pedofilia,
como foi observado em 39% das mulheres avaliadas quando comparadas a 16% dos homens na escala de
atitudes. Nossa pesquisa contribui para iniciar um trabalho de prevenção de vulnerabilidades desde a escola, e
experimentar novas metodologias e recursos didáticos para trabalhar o tema transversal orientação sexual.
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Palavras-chave
Orientação Sexual, Transversalidade, Ensino de Ciências, Vulnerabilidades, Oficinas Pedagógicas
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