A orientação sexual como tema transversal na prevenção de vulnerabilidades no Ensino de Ciências

Imagem de Miniatura

Data

2010-03-06

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

Ao tratar o tema Orientação Sexual, busca-se considerar a sexualidade como algo inerente à vida e à saúde que se expressa no ser humano ao longo do seu desenvolvimento físico, psicológico, social e espiritual, através do direito ao prazer e ao exercício da sexualidade com respeito e dignidade. O presente estudo teve como objetivo identificar em que medida a abordagem transversal da temática Orientação Sexual usando a estratégia de oficinas pedagógicas, influenciou nos conhecimentos e nas atitudes de prevenção da violência sexual e pedofilia na internet, em estudantes de uma escola publica da cidade de Itacoatiara, interior do Amazonas. Para tal finalidade foram avaliados 122 alunos, 63 homens e 59 mulheres, com idades de 11 a 14 anos. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados, a escala de atitudes tipo likert e dois questionários de conhecimentos, confeccionados e validados. O primeiro relacionado aos conceitos de sexualidade e Relações de Gênero e o segundo relacionado aos conceitos de violência sexual e pedofilia na internet. Os instrumentos foram aplicados antes e depois da participação dos sujeitos em duas oficinas pedagógicas com material didático (álbum seriado sobre gênero e historias que descrevem situações de violência) nas disciplinas de Historia, Língua Portuguesa, Educação Física e Ciências. Em todos os casos após a participação dos sujeitos de ambos os sexos nas oficinas, a porcentagem de respostas sobre o conhecimento posterior do assunto pesquisado em todas as categorias avaliadas melhorou em relação aos conhecimentos prévios. Assim na categoria conhecimentos sobre sexualidade e relações de Gênero, os escores aumentaram de 32% no pré teste para 80% no pós-teste no sexo masculino e de 42 % para 97% no sexo feminino. Foi detectado que existe relação entre o grau de conhecimento e maior pontuação nas respostas que indicam atitudes de assertividade e prevenção da violência sexual e da pedofilia, como foi observado em 39% das mulheres avaliadas quando comparadas a 16% dos homens na escala de atitudes. Nossa pesquisa contribui para iniciar um trabalho de prevenção de vulnerabilidades desde a escola, e experimentar novas metodologias e recursos didáticos para trabalhar o tema transversal orientação sexual.

Descrição

Palavras-chave

Orientação Sexual, Transversalidade, Ensino de Ciências, Vulnerabilidades, Oficinas Pedagógicas

Citação

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Licença Creative Commons

Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Acesso Aberto