Articulando saberes no ensino de ciências usando o tema quelônios em escolas ribeirinhas no município de Parintins - Am
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Data
2019-05-17
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Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
Este estudo aborda questões referentes aos saberes populares e escolares advindos de escolas
ribeirinhas, trazendo a articulação desses saberes para o ensino de Ciências. O nosso objetivo de
pesquisa foi compreender como ocorre o fluxo de informação na escola, e a ligação de saberes
populares e escolares, usando o tema dos quelônios Amazônicos em escolas ribeirinhas de ParintinsAM. A metodologia do estudo molda-se na abordagem qualitativa e o método de procedimento foi a
pesquisa participante. Foram usadas as técnicas de pesquisa: observação participante, entrevista
dirigida oral e escrita, questionários de pré e pós-teste, bem como atividades de desenho com relatos
das crianças sobre os desenhos. Para a análise dos dados utilizou-se a análise de conteúdo, onde se
estabeleceu categorias de análise para construção dos indicadores de saberes em contexto
ribeirinho. Apontamos que os saberes oriundos da vida cotidiana das crianças são elementos
facilitadores do ensino e aprendizagem em sala de aula. Os conhecimentos compartilhados originam
novas descobertas e questionamentos dando oportunidade para que o estudante construa seu
conhecimento. A articulação de saberes é realizada junto à comunidade e pais dos estudantes de
forma participativa, com maior visibilidade durante a execução do projeto de preservação de
quelônios nas comunidades
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Palavras-chave
Articulação de Saberes, Saberes Populares, Saber Escolar, Ensino de Ciências, Ensino Fundamental
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