Articulando saberes no ensino de ciências usando o tema quelônios em escolas ribeirinhas no município de Parintins - Am

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Data

2019-05-17

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Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

Este estudo aborda questões referentes aos saberes populares e escolares advindos de escolas ribeirinhas, trazendo a articulação desses saberes para o ensino de Ciências. O nosso objetivo de pesquisa foi compreender como ocorre o fluxo de informação na escola, e a ligação de saberes populares e escolares, usando o tema dos quelônios Amazônicos em escolas ribeirinhas de ParintinsAM. A metodologia do estudo molda-se na abordagem qualitativa e o método de procedimento foi a pesquisa participante. Foram usadas as técnicas de pesquisa: observação participante, entrevista dirigida oral e escrita, questionários de pré e pós-teste, bem como atividades de desenho com relatos das crianças sobre os desenhos. Para a análise dos dados utilizou-se a análise de conteúdo, onde se estabeleceu categorias de análise para construção dos indicadores de saberes em contexto ribeirinho. Apontamos que os saberes oriundos da vida cotidiana das crianças são elementos facilitadores do ensino e aprendizagem em sala de aula. Os conhecimentos compartilhados originam novas descobertas e questionamentos dando oportunidade para que o estudante construa seu conhecimento. A articulação de saberes é realizada junto à comunidade e pais dos estudantes de forma participativa, com maior visibilidade durante a execução do projeto de preservação de quelônios nas comunidades

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Palavras-chave

Articulação de Saberes, Saberes Populares, Saber Escolar, Ensino de Ciências, Ensino Fundamental

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