A Afetividade e o Processo Ensino-Aprendizagem
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Data
2019-02-22
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Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
Descrição
Este trabalho é resultado de uma pesquisa que teve como objetivo principal analisar em que medida a afetividade interfere no processo ensino-aprendizagem dos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa surgiu a partir de indagações vivenciadas no período de estágio onde observamos que as crianças apresentavam vários comportamentos que denunciavam emoções e sentimentos diversificados. Diante disso, delineamos os objetivos específicos: Identificar quais os sentimentos e emoções os estudantes demonstram com mais evidência na sala de aula; verificar de que maneira o professor lida com a afetividade no processo ensino-aprendizagem, e; descobrir em quais situações os estudantes demonstram maior facilidade de aprendizagem. Para tanto, foi realizado um estudo bibliográfico e de campo, na qual fundamentou-se em autores, como Cosenza e Guerra (2011), Kandel (2014), Damásio (2015), Sternberg (2010) Wallon (1941), Arantes (2003), Galvão (2011) e outros que discutem a temática com muita propriedade. A pesquisa justifica-se por ser uma inquietação pessoal desde que iniciamos a graduação, mas especificamente as disciplinas de Psicologia e pela necessidade de ampliar as discussões sobre a relação indissociável entre aquilo que diariamente nos afeta e nossa capacidade de aprender, nossa cognição. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que permite uma compreensão do cotidiano escolar, com o método de abordagem dialético, pois compreende a realidade como totalidade concreta constituída por sujeitos ativos e historicamente constituídos. Os dados coletados foram a partir de observação participante e entrevista semiestruturada à professora da turma. Na pesquisa ficou evidente que as questões afetivas interferem diretamente na aprendizagem dos estudantes, seja de maneira positiva ou negativa, pois as crianças ainda não possuem controle de suas emoções e sentimentos permitindo que se misturem com a capacidade de aprender.
Palavras-chave
Afetividade, Ensino-Aprendizagem, Professor
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