Onde está minha cidade? Um estudo sobre o ensino da geografia no ensino fundamental no município de Iranduba – Am
Nenhuma Miniatura Disponível
Arquivos
Data
2019-01-16
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
Descrição
O relato apresenta uma pesquisa realizada no município de Iranduba, Estado do Amazonas, com
professores e gestores de escolas de Ensino Fundamental, compreendendo como acontece o ensino
de Geografia na perspectiva do estudo do lugar. O objetivo foi analisar as metodologias de
ensino utilizadas pelos professores, o processo de ensino e aprendizagem da Geografia no 3º e 4º
ano do Ensino Fundamental, nas escolas municipais de Iranduba e identificar as práticas pedagógicas
dos professores, nas aulas de Geografia em relação ao conteúdo específico sobre a cidade e
o município. Esta pesquisa tem caráter qualitativo, se constitui em uma pesquisa-ação, teve como
técnicas de pesquisa: pesquisa bibliográfica; pesquisa documental; aplicação de questionários,
entrevistas e observação participante. Como resultado, verificou-se que os professores, na maioria
das vezes, não trabalham os conteúdos sobre o município em sua totalidade por não terem acesso
a dados atualizados sobre o tema. A falta de acesso aos conteúdos específicos sobre Iranduba,
dificulta a compreensão do aluno em relação ao lugar em que vive, à sua cidade, ao seu lugar de
vivência. Portanto, é necessário que sejam elaborados livros didáticos adequados à realidade de
cada município, de modo a fazer com que o aluno possa ler o mundo em que vive de modo pleno.
Palavras-chave
Ensino de Geografia, Lugar, Interdisciplinaridade
Citação
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Licença Creative Commons
Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil