Ensino da morfologia das folhas na educação básica em escola estadual do Município de Parintins

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Data

2018-06-26

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Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

Este trabalho teve o objetivo de avaliar a implementação de uma sequência didática para a aprendizagem significativa da morfologia das folhas com alunos da Educação Básica. A sequência didática foi realizada em espaço formal (sala de aula) e em espaço não formal (ambiente natural) por meio de estratégias didáticas diferentes daquelas que os alunos vivenciam no cotidiano escolar. A metodologia da pesquisa tem caráter qualitativo. Utilizamos como instrumentos para a coleta de dados a pesquisa bibliográfica e sequência didática que foi realizada em cinco momentos: passeio na trilha, coleta de exsicatas, produção de texto, montagem de álbum sobre morfologia das folhas e construção de mapas conceituais. Os textos produzidos revelaram aprendizagem sobre diversidade vegetal, morfologia vegetal com ênfase na morfologia das folhas e fisiologia vegetal. Os mapas conceituais analisados mostram relações hierárquicas entre conceitos de diversidade vegetal tratados durante a sequência didática. Os princípios ausubelianos da diferenciação progressiva e reconciliação integrativa estão presentes nos mapas construídos pelos alunos pesquisados. Portanto, a implementação da sequência didática foi relevante para a aprendizagem significativa da morfologia das folhas e pode contribuir para o desenvolvimento da educação cientifica dos alunos da Educação Básica. Palavras chave: Ensino de Botânica. Aprendizagem Significativa. Sequência Didática.

Descrição

Palavras-chave

Botânica, Aprendizagem, Sequência Didática

Citação

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