Arqueologia e educação patrimonial em comunidades amazônicas: uma experiência na floresta nacional de Tefé, Coari e Manaus (Am)
Carregando...
Arquivos
Data
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
The work was developed in the riverside communities of the Tefé National Forest Park and in the
municipalities of Coari and Manaus, in Amazonas, with Patrimonial Education actions carried
out due to the archaeological research of the "Araracanga Project” of the PETROBRAS brand. It
was necessary to hold workshops on archaeological awareness, lectures, presentation of archaeological
sensitization kit and photographic exhibition: "The archaeological work", as well as technical
visits in the riverside localities, using the participatory planning methodology with SWOT
(Strengths, Weakness, Opportunities and Threats) matrix application and highlighting the natural
and cultural vocations of the visited localities. The results were considered positive, although
from the point of view of educators there is full awareness that activities carried out under the
aegis of education do not end only with the fulfillment of what was proposed. It is also noting the effective participation of the communitarians in the Heritage Education activities in
the local riverside communities, as well as the archaeological knowledge multipliers teachers of
the municipalities involved.
Keywords: Planning; Archaeology; Patrimonial Education; Community.
Descrição
O trabalho foi desenvolvido nas comunidades ribeirinhas da Floresta Nacional de Tefé e nos municípios
de Coari e Manaus, no Amazonas, com ações de Educação Patrimonial veiculadas por
força das pesquisas arqueológicas do “Projeto Araracanga”, da PETROBRÁS. Foi necessário realizar
oficinas de sensibilização arqueológica, palestras, apresentação de kit de sensibilização arqueológica
e exposição fotográfica: “O fazer arqueológico”, bem como, visitas técnicas nas localidades
ribeirinhas, sendo utilizada a metodologia de planejamento participativo com aplicação
da matriz SWOT e destaque para as vocações naturais e culturais das localidades visitadas. Os
resultados foram considerados positivos, embora do ponto de vista dos educadores haja plena
consciência de que atividades realizadas sob a égide da educação, não se encerram apenas com o
cumprimento do que foi proposto. Ressalta-se ainda a efetiva participação dos comunitários nas
atividades de Educação Patrimonial nas comunidades ribeirinhas locais, bem como os professores
multiplicadores do conhecimento arqueológico dos municípios envolvidos.
Palavras-chave
Citação
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Licença Creative Commons
Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil