Uma análise da estrutura de mercado da indústria brasileira de motocicletas, no período 2000-2018

Imagem de Miniatura

Data

2019-12-03

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

O artigo analisa a estrutura de mercado da indústria brasileira de motocicletas, no período 2000- 2018. Para isto, utilizou-se o Índice Herfindahl Hirschman como indicador do grau de concorrência e concentração das empresas de motocicletas no país. Os resultados mostram que o mercado de motocicletas enquadra-se na estrutura oligopolista de mercado, pois os níveis das parcelas de mercado do setor permaneceram concentrados em duas empresas ao longo do tempo e o grau de concentração também se encontrou acima dos parâmetros do IHH, contudo em tempos de relativa estabilidade econômica essas condições se tornaram passíveis de alteração. Também, os resultados mostram a existência de barreiras à entrada de novos concorrentes no resto do país, em virtude da concentração da produção de motos no Polo Industrial de Manaus.

Descrição

Palavras-chave

Estrutura de mercado, Concentração de mercado, Mercado de motocicletas, Índice Herfindahl Hirschman, Ciências Econômicas

Citação

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por