Treinamento e desenvolvimento - T&D: estudo de caso em uma instituição de ensino superior estadual

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Data

2021-08-06

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Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

Em um contexto volátil, onde as mudanças ocorrem de forma frenética, as empresas buscam sempre aumentar a produtividade de seus colaboradores, no setor público as necessidades não são opostas ao mercado, busca-se atender o público com a maior efetividade possível. Nesse contexto, as políticas de Recursos Humanos – RH são imprescindíveis para o atendimento satisfatório aos cidadãos. Este artigo abordará um caso relacionado ao Treinamento e Desenvolvimento – T&D na área de planejamento de uma Instituição de Ensino Superior Estadual. Para tal, buscou-se verificar as políticas de T&D desempenhadas pela instituição, a fim de manter seu corpo técnico administrativo capacitado. Para tanto, a pesquisa foi classificada como descritiva-explicativa de caráter quantitativo, considerando o universo que correspondeu a 33 técnicos administrativos. Os resultados demonstraram um baixo nível de aderência aos cursos, notou-se um baixo desenvolvimento dos técnicos administrativos pela rigidez da estrutura, que obedece às leis específicas que a quase 10 anos não são revisadas, observou-se também, algumas necessidades de treinamento e notou-se que os impacto dos cursos existentes são baixos, não motivando os técnicos e nem agregando novas competências para a grande maioria. Em resumo, observou-se que a universidade não está suprindo as demandas, existe uma grande dependência de outros órgãos para o treinamento, bem como, existe uma carência de alinhamento estratégico da cúpula da instituição voltada para o treinamento.

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Palavras-chave

Administração - Curso, Treinamento e Desenvolvimento – T&D, Levantamento das Necessidades de Treinamento – LNT, Impactos do Treinamento no Trabalho

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