Gestão de materiais e compras: uma descrição dos procedimentos para aquisição e prestação de serviços do setor de materiais do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas no ano de 2021
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Data
2021-07-28
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Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
Com o passar dos anos, a importância da gestão de materiais aumentou gradativamente. Os setores responsáveis por essa gestão têm grande impacto no orçamento devido á manutenção de estoques e aquisições que atendem a todos os departamentos de uma empresa ou órgão. O Setor de Materiais do Tribunal de Contas do Estado possui duas formas de autorização de aquisição de materiais, contratação de serviços, que se efetivam por meio de uma Nota de Autorização de Despesa e através do Pedido de Adiantamento. Assim, procurou-se descrever os procedimentos de aquisição de materiais, contratação de serviços e possíveis dificuldades no desenvolvimento dessas atividades. Com o intuito específico de descrever os procedimentos de aquisição e contratação, analisar o desenvolvimento das atividades e suas normas, além de verificar possíveis dificuldades ou lentidão na efetivação das tarefas realizadas. Para tanto, os procedimentos metodológicos utilizados foram pesquisa documental, bibliográfica e pesquisa de campo, para pesquisa de campo foi realizado questionário com 10 perguntas fechadas direcionadas aos colaboradores da DIMAT, com a finalidade de destacar quais os principais fatores para a execução das atividades. Dentre os resultados, destaca-se como principal fator de eficiência para realização das atividades a boa comunicação com todos os setores demandantes de materiais, assim como evidencia-se que a prestação de contas tem uma maior propensão de ter problemas durante sua realização.
Descrição
Palavras-chave
Administração - Curso, Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, Gestão de Materiais, Compras Públicas, Nota de Autorização de Despesa, Prestação de Contas