O processo de ensino e aprendizagem a partir dos jogos didáticos na disciplina de biologia
Arquivos
Data
2019-09-20
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
Este estudo teve como tema o Processo de ensino e aprendizagem a partir de jogos
didáticos na disciplina de Biologia, com o objetivo realizar diagnóstico acerca da
utilização de jogos didáticos e sua contribuição para o processo de ensino e
aprendizagem de na disciplina de Biologia. A fundamentação teórica foi ancorada
em Pedroso (2009), Canto e Zacarias (2009), Alves (2015), dentre outros. O percurso
metodológico foi pautado em abordagem quanli-qualitativa, usando-se as técnicas
de pesquisa bibliográfica, observação participante e análise comparativa. A
pesquisa, teve a participação de 18 (dezoito) alunos da turma de 1º série do Ensino
Médio da Escola Dom João Marchese e 19 (dezenove) alunos da 1ª série do Ensino
Médio da Escola de Tempo Integral Pedro Fukuyei Yamaguchi Ferreira e 03 (três)
professoras de Biologia das escolas de redes Estaduais do Município. Foram
utilizados questionários como instrumentos de coleta de dados, contendo questões
abertas e fechadas. Diante dos resultados obtidos na pesquisa conclui-se que o jogo
no processo de ensino e aprendizagem é uma metodologia que auxilia na
compreensão dos conteúdos, associado com a aula expositiva dialogada, contando
ainda com o apoio do livro didático. Portanto, a aprendizagem depende de vários
fatores e o mais importante é vivenciar os fatos, coisas que apesar de estarmos no
século XXI, avanços tecnológicos e tudo mais, os docentes não estão preparados e
nem procuram se aperfeiçoar para aplicação de novas metodologias de ensino
consideradas eficazes na aprendizagem dos discentes.
Palavras-chave: Jogos didáticos, Ensino e aprendizagem, Biologia, Ensino Médio
Descrição
Palavras-chave
Jogos didáticos, Educational games, Ensino e aprendizagem, Teaching and learning, Biologia, Biology, Ensino Médio, High School
Citação
BATISTA, Helena Brazão. O processo de ensino e aprendizagem a partir dos jogos didáticos na disciplina de biologia. 2019. 48 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, São Gabriel da Cachoeira - AM.