O processo de ensino e aprendizagem a partir dos jogos didáticos na disciplina de biologia

Imagem de Miniatura

Data

2019-09-20

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

Este estudo teve como tema o Processo de ensino e aprendizagem a partir de jogos didáticos na disciplina de Biologia, com o objetivo realizar diagnóstico acerca da utilização de jogos didáticos e sua contribuição para o processo de ensino e aprendizagem de na disciplina de Biologia. A fundamentação teórica foi ancorada em Pedroso (2009), Canto e Zacarias (2009), Alves (2015), dentre outros. O percurso metodológico foi pautado em abordagem quanli-qualitativa, usando-se as técnicas de pesquisa bibliográfica, observação participante e análise comparativa. A pesquisa, teve a participação de 18 (dezoito) alunos da turma de 1º série do Ensino Médio da Escola Dom João Marchese e 19 (dezenove) alunos da 1ª série do Ensino Médio da Escola de Tempo Integral Pedro Fukuyei Yamaguchi Ferreira e 03 (três) professoras de Biologia das escolas de redes Estaduais do Município. Foram utilizados questionários como instrumentos de coleta de dados, contendo questões abertas e fechadas. Diante dos resultados obtidos na pesquisa conclui-se que o jogo no processo de ensino e aprendizagem é uma metodologia que auxilia na compreensão dos conteúdos, associado com a aula expositiva dialogada, contando ainda com o apoio do livro didático. Portanto, a aprendizagem depende de vários fatores e o mais importante é vivenciar os fatos, coisas que apesar de estarmos no século XXI, avanços tecnológicos e tudo mais, os docentes não estão preparados e nem procuram se aperfeiçoar para aplicação de novas metodologias de ensino consideradas eficazes na aprendizagem dos discentes. Palavras-chave: Jogos didáticos, Ensino e aprendizagem, Biologia, Ensino Médio

Descrição

Palavras-chave

Jogos didáticos, Educational games, Ensino e aprendizagem, Teaching and learning, Biologia, Biology, Ensino Médio, High School

Citação

BATISTA, Helena Brazão. O processo de ensino e aprendizagem a partir dos jogos didáticos na disciplina de biologia. 2019. 48 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, São Gabriel da Cachoeira - AM.

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por