Aulas remotas emergenciais: um retrato das dificuldades de estudantes e professores de matemática

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Data

2022-05-24

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Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa qualitativa descritiva. O objetivo da pesquisa é identificar as causas e as consequências das dificuldades enfrentadas por professores e estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, no ensino e na aprendizagem de matemática durante as aulas remotas emergenciais em 2020 e 2021, período de intensificação da pandemia da covid-19. Os procedimentos metodológicos foram através de entrevistas estruturadas e semiestruturadas com 2 professoras e 7 estudantes de duas Escolas Estaduais de Parintins/Am, a análise dos dados atendeu ao método indutivo. As principais dificuldades dos professores e estudantes foram a falta de preparo em manusear as plataformas digitais, acesso a internet e celular. Os recursos didáticos foram o aplicativo WhatsApp, vídeo aulas, livros didáticos e apostilas. A pesquisa ganha relevância pela possibilidade de seus resultados apontarem falhas e indicarem possibilidades para melhoria do ensino de matemática mediado por plataformas tecnológicas em situações que requerem o distanciamento social.

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Palavras-chave

Matemática, Ensino-Aprendizagem, Aulas Remotas

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