Uma engenharia didática para favorecer a aprendizagem matemática a partir de atividades de educação financeira
Arquivos
Data
2020-11-28
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
Este trabalho tem como enfoque a aprendizagem matemática de cálculo de porcentagem de acréscimo e de decréscimo simples a partir de atividades de Educação Financeira. A pesquisa é de natureza qualitativa e está voltada para a perspectiva da metodologia da Engenharia Didática. Foi desenvolvido em uma escola estadual no município de Parintins/AM e tem como objetivo geral analisar em que aspectos uma Engenharia Didática favorece a aprendizagem matemática de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental a partir de atividade de Educação Financeira. Os resultados apresentados são oriundos das análises dos dados obtidos por meio de um questionário do tipo aberto e da observação sistemática segundo Gil (2008). E possibilitou enfatizar que uma Sequência Didática não é feita aleatoriamente e nem apenas seguindo o roteiro de um livro didático, pois para sua eficácia é necessário antes de tudo, conhecermos a realidade onde as situações de ensino, situações didáticas, serão desenvolvidas.
Descrição
Palavras-chave
Sequência Didática, Educação Financeira., Aprendizagem matemática.
Citação
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Licença Creative Commons
Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Acesso Aberto