A influência que pesquisadoras da área de matemática promovem para a nova geração de meninas: produção de livreto – possibilidades e desafios
Arquivos
Data
2023-10-16
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
Nesta pesquisa trago como abordagem o empoderamento feminino nas ciências exatas, em especial a Matemática, através da produção de um livreto, a fim de despertar o interesse de meninas cursando o Ensino Médio nos municípios de Tabatinga e Amaturá, no interior do Amazonas a seguirem esta área. Durante o estudo evidencio as implicações que o livreto trouxe às dez participantes da pesquisa. Descrevo no discurso as percepções das envolvidas em relação às pretensões profissionais após a leitura do livreto. A investigação é de caráter qualitativo e utiliza questionário e observação participante. Verifico durante o processo que o material produzido tem potencial de se tornar uma ferramenta útil ao ambiente escolar, com grandes possibilidades de oferecer um conhecimento categórico e específico, dando margem à nova geração de meninas a sentirem-se motivadas pelas personalidades do livreto e considerarem as áreas das ciências exatas, especificamente a Matemática, como carreira.
Descrição
Palavras-chave
empoderamento feminino; matemática; mulheres cientistas., female empowerment; mathematics; women scientists.