O Lúdico como ferramenta de desenvolvimento social, cognitivo e psicomotor na Educação Infantil

Imagem de Miniatura

Data

2023-07-27

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresenta o resultado de uma pesquisa exploratória, que surge, primeiramente, pela curiosidade da pesquisadora ao observar o modo como o brincar interfere diretamente no desenvolvimento cognitivo infantil, e a forma como isso as ajuda a exteriorizar o que se passa internamente, bem como identificar a importância dessas atividades dentro do contexto escolar, tendo em vista que essas brincadeiras contribuem para o processo de ensinar e aprender. Também pela necessidade em conhecer melhor a realidade das salas de aula de Educação Infantil em Tabatinga. Esse trabalho tem como objetivos descrever a importância do lúdico como ferramenta de desenvolvimento social e psicomotor em crianças na Educação Infantil. Observar se o lúdico é trabalhado e de que forma em sala de aula, e relatar as dificuldades que o docente de Educação Infantil encontra para realizar sua prática educativa com o uso do lúdico. A pesquisa é de caráter qualitativa, e contou com o auxílio de teóricos como (GIL, 2002, 2008) e outros. Para coleta de dados, o principal recurso foi questionário contendo 9 perguntas direcionados a 6 professoras da educação infantil, turno matutino da Escola Municipal Gilberto Mestrinho. Conclui-se, por intermédio das respostas que os entrevistados veem a ludicidade como parte integradora do ensino e indissociável do trabalho educativo dentro do espaço escolar. O lúdico faz parte da sociedade desde as mais antigas civilizações, e as professoras acreditam que a ludicidade pode desenvolver na criança habilidades que possibilitam maior interação com o meio em que vive, e também trabalhar seu corpo e sua mente, ou seja é um instrumento que não pode estar fora do planejamento dos docentes para trabalhar questões motoras e sociais.

Descrição

Palavras-chave

Ludicidade, Educação Infantil, docentes, Ludicity, Early Childhood Education, teachers

Citação

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por