O Lúdico como ferramenta de desenvolvimento social, cognitivo e psicomotor na Educação Infantil
Arquivos
Data
2023-07-27
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresenta o resultado de uma pesquisa
exploratória, que surge, primeiramente, pela curiosidade da pesquisadora ao observar o modo
como o brincar interfere diretamente no desenvolvimento cognitivo infantil, e a forma como
isso as ajuda a exteriorizar o que se passa internamente, bem como identificar a importância
dessas atividades dentro do contexto escolar, tendo em vista que essas brincadeiras
contribuem para o processo de ensinar e aprender. Também pela necessidade em conhecer
melhor a realidade das salas de aula de Educação Infantil em Tabatinga. Esse trabalho tem
como objetivos descrever a importância do lúdico como ferramenta de desenvolvimento social
e psicomotor em crianças na Educação Infantil. Observar se o lúdico é trabalhado e de que
forma em sala de aula, e relatar as dificuldades que o docente de Educação Infantil encontra
para realizar sua prática educativa com o uso do lúdico. A pesquisa é de caráter qualitativa, e
contou com o auxílio de teóricos como (GIL, 2002, 2008) e outros. Para coleta de dados, o
principal recurso foi questionário contendo 9 perguntas direcionados a 6 professoras da
educação infantil, turno matutino da Escola Municipal Gilberto Mestrinho. Conclui-se, por
intermédio das respostas que os entrevistados veem a ludicidade como parte integradora do
ensino e indissociável do trabalho educativo dentro do espaço escolar. O lúdico faz parte da
sociedade desde as mais antigas civilizações, e as professoras acreditam que a ludicidade
pode desenvolver na criança habilidades que possibilitam maior interação com o meio em que
vive, e também trabalhar seu corpo e sua mente, ou seja é um instrumento que não pode
estar fora do planejamento dos docentes para trabalhar questões motoras e sociais.
Descrição
Palavras-chave
Ludicidade, Educação Infantil, docentes, Ludicity, Early Childhood Education, teachers