A Educação Ambiental na Escola Estadual Indígena Almirante Tamandaré: Uma possibilidade de resgate do cuidado com o meio ambiente
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Data
2019-12-14
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Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
Este estudo procurou conscientizar os alunos do 1° Ano do Ensino Médio, da Escola Estadual Indígena Almirante Tamandaré, sobre o valor da Educação Ambiental, bem como fomentar um pensamento crítico a respeito da preservação do meio ambiente em toda a comunidade de Umariaçú II. Conceitos básicos de Educação Ambiental foram explorados a fim de disseminar o conhecimento sobre o meio ambiente, sua preservação e sustentabilidade. Tratou-se de um processo de ensino permanente e intensivo, então espera-se que os envolvidos se conscientizem do seu meio ambiente e adquiram conhecimentos e habilidades para atuar na procura de soluções para os problemas ambientais. Utilizou-se a pesquisa-ação, o método qualitativo, a técnica da observação participante na escola, e entrevistas semiestruturadas com a aplicação de questionários ao professor e aos alunos. Diante das observações e das respostas dos entrevistados, compreendeu-se a necessidade de serem desenvolvidas atividades interdisciplinares para estimular professores, alunos e a comunidade como um todo a tomar medidas de proteção ao meio ambiente. Essas lições demonstraram ser de grande valia, visto que os alunos abordados são de origem indígena e tradicionalmente tem a natureza como sagrada, assim devendo prezar por sua preservação. As atividades interdisciplinares desenvolvidas, que contaram com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, mostraram-se excelente estratégia para o processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos ambientais. Portanto, ocorreu não só a conscientização dos estudantes sobre a importância do ensino da Educação Ambiental, mas também o incentivo para o resgate do cuidado com o meio ambiente, embasado em conteúdos teóricos.
Este estudo procurou conscientizar os alunos do 1° Ano do Ensino Médio, da Escola Estadual Indígena Almirante Tamandaré, sobre o valor da Educação Ambiental, bem como fomentar um pensamento crítico a respeito da preservação do meio ambiente em toda a comunidade de Umariaçú II. Conceitos básicos de Educação Ambiental foram explorados a fim de disseminar o conhecimento sobre o meio ambiente, sua preservação e sustentabilidade. Tratou-se de um processo de ensino permanente e intensivo, então espera-se que os envolvidos se conscientizem do seu meio ambiente e adquiram conhecimentos e habilidades para atuar na procura de soluções para os problemas ambientais. Utilizou-se a pesquisa-ação, o método qualitativo, a técnica da observação participante na escola, e entrevistas semiestruturadas com a aplicação de questionários ao professor e aos alunos. Diante das observações e das respostas dos entrevistados, compreendeu-se a necessidade de serem desenvolvidas atividades interdisciplinares para estimular professores, alunos e a comunidade como um todo a tomar medidas de proteção ao meio ambiente. Essas lições demonstraram ser de grande valia, visto que os alunos abordados são de origem indígena e tradicionalmente tem a natureza como sagrada, assim devendo prezar por sua preservação. As atividades interdisciplinares desenvolvidas, que contaram com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, mostraram-se excelente estratégia para o processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos ambientais. Portanto, ocorreu não só a conscientização dos estudantes sobre a importância do ensino da Educação Ambiental, mas também o incentivo para o resgate do cuidado com o meio ambiente, embasado em conteúdos teóricos.
Este estudo procurou conscientizar os alunos do 1° Ano do Ensino Médio, da Escola Estadual Indígena Almirante Tamandaré, sobre o valor da Educação Ambiental, bem como fomentar um pensamento crítico a respeito da preservação do meio ambiente em toda a comunidade de Umariaçú II. Conceitos básicos de Educação Ambiental foram explorados a fim de disseminar o conhecimento sobre o meio ambiente, sua preservação e sustentabilidade. Tratou-se de um processo de ensino permanente e intensivo, então espera-se que os envolvidos se conscientizem do seu meio ambiente e adquiram conhecimentos e habilidades para atuar na procura de soluções para os problemas ambientais. Utilizou-se a pesquisa-ação, o método qualitativo, a técnica da observação participante na escola, e entrevistas semiestruturadas com a aplicação de questionários ao professor e aos alunos. Diante das observações e das respostas dos entrevistados, compreendeu-se a necessidade de serem desenvolvidas atividades interdisciplinares para estimular professores, alunos e a comunidade como um todo a tomar medidas de proteção ao meio ambiente. Essas lições demonstraram ser de grande valia, visto que os alunos abordados são de origem indígena e tradicionalmente tem a natureza como sagrada, assim devendo prezar por sua preservação. As atividades interdisciplinares desenvolvidas, que contaram com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, mostraram-se excelente estratégia para o processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos ambientais. Portanto, ocorreu não só a conscientização dos estudantes sobre a importância do ensino da Educação Ambiental, mas também o incentivo para o resgate do cuidado com o meio ambiente, embasado em conteúdos teóricos.
Descrição
Palavras-chave
Educação Ambiental, Educação Ambiental, Educação Ambiental, Educação Ambiental, Conscientização, Conscientização, Conscientização, Conscientização, Escola Indígena, Escola Indígena, Escola Indígena, Escola Indígena, Ensino-aprendizagem, Ensino-aprendizagem, Ensino-aprendizagem, Ensino-aprendizagem
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