As metodologias utilizadas na alfabetização de crianças com necessidades educacionais especiais na Escola Municipal Professora Jociêdes Andrade

Imagem de Miniatura

Data

2017-11-22

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

Descrição

O presente trabalho com o tema “As metodologias utilizadas na alfabetização de crianças com necessidades educacionais especiais na Escola Municipal professora Jociêdes Andrade”, inserido na linha de pesquisa Educação Especial e Inclusão. A pesquisa visou identificar como vem ocorrendo a inclusão no ambiente escolar, conhecer como os professores tem se preparado para o processo educacional, verificar os avanços e descrever como a inclusão acontece no espaço escolar. Trata-se de um trabalho bibliográfico e de campo, com abordagem qualitativa, no qual fez-se uso da técnica de observação e questionário com perguntas semifechadas e perguntas abertas. O público alvo da pesquisa foram alunos, um cuidador, apoio pedagógico e três professores do primeiro ao terceiro ano do ensino fundamental. De acordo com os dados obtidos, foi possível constatar a dificuldade dos professores em desenvolverem uma proposta educacional inclusiva na sala de aula, apesar da maioria ter especialização voltada a intervir na dificuldade de aprendizagem, os mesmos não se sentem capacitados para lidar com a inclusão de crianças com necessidade educacional especial em sua classe.

Palavras-chave

Inclusão - Escola, Necessidade educacional especial, Metodologias - Aprendizagem

Citação

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Licença Creative Commons

Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil