O espaço escolar e psicomotricidade: os desafios do desenvolvimento de atividades psicomotoras de crianças na pré-escola II da Escola Municipal Francisco Mendes

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Data

2017-11-14

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Universidade do Estado do Amazonas

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Esta pesquisa tem como tema “O espaço escolar e psicomotricidade: os desafios do desenvolvimento de atividades psicomotoras de crianças na pré-escola” com o objetivo de verificar a relação do espaço/ambiente físico com a psicomotricidade e os desafios para o desenvolvimento de atividades psicomotoras. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que teve como amostra 1 Gestor, 1 Apoio pedagógico, 4 professoras, 5 pais e 4 alunos de uma escola Municipal de Educação Infantil do pré II da cidade de Tabatinga. Para a obtenção dos dados, foi feita observação de campo e aplicação de um questionário com perguntas abertas e fechadas para o gestor, o apoio pedagógico, professoras, pais e alunos. O referencial teórico que embasaram esta pesquisa foram às leis e diretrizes sobre a infraestrutura na educação infantil e os escritos sobre o espaço físico e psicomotricidade, bem como os autores Lima (1995), Demo (2001), Fonseca (1995), Alves (2012), Le Boulch (1986), Negrine (1995). Os resultados dos estudos indicam que a instituição observada forneceu evidencias de que encontra-se bastante distante de oferecer às crianças em relação ao ambiente o que preconiza os teóricos e a legislação vigente. Constatou-se também que a escola oferece dentro de suas possibilidades o que tem de melhor, mas estar longe de atender o que está disposto na legislação que trata do assunto.

Palavras-chave

Espaço/Ambiente físico, Psicomotricidade, Desenvolvimento psicomotor

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