Multiculturalismo: a importância de trabalhar a diversidade nas escolas em especial na Escola Municipal Ambrósio Bemerguy
Arquivos
Data
2017-11-22
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
Descrição
A educação para a formação das pessoas, assim com os valores, a tolerância, uma cidadania crítica que valorize a pluralidade cultural é muito importante. O tema do presente trabalho é o Multiculturalismo: A importância de trabalhar a diversidade nas escolas em especial na escola municipal Ambrósio Bemerguy. O propósito foi fazer uma reflexão sobre o multiculturalismo na educação de escolas em área de fronteira e verificar os desafios na prática docente. Na metodologia utilizou-se da pesquisa bibliográfica, com enfoque qualitativo, para o processo investigativo com questionários abertos com perguntas direcionadas as atividades multiculturalistas na escola e entrevistas com as professoras e diretora para identificar as atividades multiculturais e as dificuldades de sua implementação. No trabalho de campo, a observação foi utilizada para a identificação das práticas metodológicas em sala de aula e o cotidiano das aulas. Como resultado, verificou-se o empenho dos docentes em trabalhar a cidadania, o respeito, bem como a diversidade cultural existente nessa tríplice fronteira. Conclui-se, portanto, que é necessário que as escolas encarem o desafio de explorar esse mundo multicultural, sem que haja discriminação pela sociedade.
Palavras-chave
Multiculturalismo, Diversidade - Escola, Educação
Citação
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Licença Creative Commons
Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil