A Robótica Educacional como Ferramenta Lúdica no Ensino da Física para Alunos do Ensino Fundamental

Imagem de Miniatura

Data

2023-08-22

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

A pesquisa em questão, fez uso da Robótica Educacional como uma ferramenta lúdica no ensino da Física na área de Ciências Naturais. Para trabalhar os conceitos físicos, foi utilizado o kit LEGO Modelix, em uma proposta de um modelo teórico que contribua com o planejamento do processo ensino-aprendizagem docente para o Ensino Fundamental. O trabalho tem como objetivo analisar a utilização de recursos da Robótica Educacional no processo de ensino-aprendizagem e o quanto esses instrumentos educacionais estimulam os alunos, na Escola Municipal Walter Cabral, a aprenderem conceitos físicos. Para isso, foi realizada uma observação participante e aplicados dois questionários: um para alunos do 6º ao 7º ano e outro para alunos do 8º ao 9º ano. A pesquisa demostrou que a robótica educacional favorece significativamente na aprendizagem, despertando a criatividade dos alunos e promovendo uma transdisciplinaridade entre robótica e conceitos de ciência

Descrição

Palavras-chave

Robótica Educacional, Educational Robotics, Física, Physics, Ensino Fundamental, Elementary School

Citação

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por