A Robótica Educacional como Ferramenta Lúdica no Ensino da Física para Alunos do Ensino Fundamental
Arquivos
Data
2023-08-22
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
A pesquisa em questão, fez uso da Robótica Educacional como uma ferramenta lúdica no
ensino da Física na área de Ciências Naturais. Para trabalhar os conceitos físicos, foi utilizado
o kit LEGO Modelix, em uma proposta de um modelo teórico que contribua com o
planejamento do processo ensino-aprendizagem docente para o Ensino Fundamental. O
trabalho tem como objetivo analisar a utilização de recursos da Robótica Educacional no
processo de ensino-aprendizagem e o quanto esses instrumentos educacionais estimulam os
alunos, na Escola Municipal Walter Cabral, a aprenderem conceitos físicos. Para isso, foi
realizada uma observação participante e aplicados dois questionários: um para alunos do 6º ao
7º ano e outro para alunos do 8º ao 9º ano. A pesquisa demostrou que a robótica educacional
favorece significativamente na aprendizagem, despertando a criatividade dos alunos e
promovendo uma transdisciplinaridade entre robótica e conceitos de ciência
Descrição
Palavras-chave
Robótica Educacional, Educational Robotics, Física, Physics, Ensino Fundamental, Elementary School