A Gestão Escolar na Perspectiva Inclusiva no Município de Alvarães
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Data
2022-10-21
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Editor
Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
Os gestores escolares carregam consigo uma grande responsabilidade, administrar uma escola
requer comprometimento, são muitas demandas e uma delas trata-se da inclusão, não apenas a
inclusão da educação especial, mas inclusão de todo alunado e comunidade escolar.
Considerando este contexto o presente estudo objetivou analisar como a gestão escolar do
município de Alvarães desenvolve suas práticas. E de modo específico: identificar se a gestão
escolar promove inclusão na escola; conhecer as demandas da gestão referentes ao
desenvolvimento de ações inclusivas no município de Alvarães; verificar se a gestão escolar
busca recursos e apoios para o desenvolvimento da educação inclusiva. Trata-se de uma
pesquisa com abordagem qualitativa que fez uso do levantamento bibliográfico e de pesquisa
de campo. Para tal contou-se com as contribuições de autores que discutem a temática, dentre
os quais destacam-se: Brasil (1997), Chizzitte (2006), Duck (2006), Glat (2003), Mantoan
(2003), entre outros. Quanto aos resultados evidenciou-se que uma gestão que apoia os
professores, estudantes e comunidade escolar se pautando pela inclusão proporciona um
ambiente acolhedor fundamentado no respeito às diferenças
Descrição
Palavras-chave
Educação., Education., Gestão escolar, Inclusão, Inclusion, School management.