Propostas de atividades de leitura: um trabalho com os gêneros discursivos

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Data

2015-06-01

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Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

Nossos questionamentos iniciam ao tratarmos sobre a abordagem dos gêneros discursivos durante o estágio em sala de aula nas aulas de língua portuguesa. A partir da publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), o ensino dos gêneros discursivos ganhou destaque e tornou-se ponto de inúmeras questões quanto ao ensino. Este estudo busca propor atividades de leitura baseadas nas concepções advindas do estudo de Bakhtin sobre os gêneros discursivos, com o propósito de fornecer um material que possa auxiliar durante as aulas de leitura. Objetivando, nesse sentido, ser um auxílio ao que já é trazido pelo livro didático de língua portuguesa. Abordaremos a história da leitura e de seus suportes, em especial às mudanças sofridas, tanto do ato de ler quanto do suporte de leitura. Buscamos, ainda, a historicidade nas legislações brasileira envolvidas no desenvolvimento dos livros didáticos de língua portuguesa até sua chegada às escolas. Um dos marcos ocorre na década de 1960, quando as mudanças sócio-políticas alteraram a realidade escolar trazendo estudantes de classes sociais desfavorecidas às salas de aula ao mesmo tempo em que o aumento no número de escolas revelou problemas de cunho instrucional dos professores. Os materiais didáticos, sobretudo o livro didático, tomam, então, lugar de relevância. As modificações, neste período, partem, portanto, num primeiro momento, desta nova exigência: é preciso dar subsídios aos professores formadores, pois estes também são provenientes de um ensino precário, não são mais a elite leitora; em segundo lugar, é preciso formar alunos muito heterogêneos, advindos de realidades muito distintas. Finalmente, o produto deste trabalho apresenta a proposta de trabalho com a leitura a partir dos gêneros discursivos, pois estes englobam as atividades humanas constituídas pela linguagem num determinado grupo social. Elegemos, para tanto, três esferas sociais e 10 gêneros discursivos, a saber: a) da esfera literária: o conto, o poema, a música e a crônica; b) da esfera jornalística: a notícia, a propaganda, a charge e o artigo de opinião; c) da esfera escolar/universitária/pública: o debate e relato de experiência vivido. Palavras-chave: Gêneros discursivos; leitura; história da leitura; livro didático.

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Palavras-chave

Gêneros discursivos, Leitura, História da leitura, Livro didático

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