Sala de aula como palco: figurino numa montagem de caráter escolar
Arquivos
Data
18-08-17
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
Descrição
Propõe com esse trabalho é retomar as idéias presentes em que o estudo dos elementos teatrais é fundamental para a formação dos educandos. Com isso, o figurino passa a ser visto como conteúdo, capaz de proporcionar experiências significativas no processo de formação dos sujeitos. Com a efetivação de uma sala de elaboração, confecção e acervo de figurinos, a escola está permitindo o acesso ás fases de criação de espetáculo teatral, bem como, contribuindo para a formação de futuros artistas. A pesquisa tem como objetivo geral discutir o processo de concepção do figurino na montagem escolar Cachos de Dandara face aos conceitos de dramaturgia utilizados em montagens profissionais. E os específicos relatar experiências de vida com o figurino, Contrapor a elaboração de figurinos para produções profissionais e para produções de âmbito escolar e Compor um panorama do figurino no processo de Montagem Cênica ”Cachos de Dandara” e sua relevância na minha formação acadêmica profissional.O figurino potencializa, mas pode, também, tornar-se um fator restritivo ao entendimento do Fazer teatral que na cena quer se impor. A compreensão em como se dá o construto das vestimentas transita necessariamente no conhecimento da proposição artística geral para elucidar aquilo que lhe é particular. Assim, o figurino passa a ser um processo criativo a seu próprio modo.
Palavras-chave
Educação, Figurino, Teatro