O desenvolvimento da compreensão da simultaneidade musical de crianças estudantes de música.

Imagem de Miniatura

Data

2018-03-12

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

Descrição

Este trabalho procura analisar o desenvolvimento da compreensão da simultaneidade musical de crianças estudantes de música residentes na cidade de Manaus/AM. Seu referencial teórico é piagetiano. Contamos para a realização desta pesquisa com a participação de 13 crianças e jovens, 7 meninos e 6 meninas entre 8 e 17 anos de idade, estudantes dos Cursos de Extensão em Música da UEA. O estudo envolve a aplicação de um experimento e a entrevista semi-estruturada. O objetivo é analisar a compreensão da simultaneidade musical de crianças estudantes de música, a partir das respostas obtidas através do método clínico. Neste trabalho podemos identificar e analisar cada criança em suas respectivas etapas do desenvolvimento cognitivo musical. A partir do referencial teórico abordamos as etapas I, etapa IIA (tipos 1, 2 e 3), etapa IIB e a etapa III. Cabe ressaltar que não tivemos crianças classificadas na etapa I neste estudo e que, a partir disso, desenvolvemos a pesquisa com crianças das etapas II e III. Conhecer como ocorre o desenvolvimento da simultaneidade musical nos alunos de um instrumento musical é uma forma de fornecer subsídios para uma abordagem pedagógica capaz de chegar aos resultados esperados, levando o(a) professor(a) a desenvolver seu método de ensino de forma correta, obtendo ótimos frutos. Pois entendendo as fases do desenvolvimento da criança, posteriormente podemos organizar e talvez até desenvolver um novo método de ensino da música que respeite o desenvolvimento individual e as diversidades na nossa sociedade em pleno século XXI. A partir dos resultados obtidos, podemos observar que a compreensão musical não se encontra numa faixa etária determinada, podendo variar conforme a interação com o meio do qual cada indivíduo faz parte. Isso se deve ao acesso e ao interesse que cada um tem pela linguagem musical no seu cotidiano.

Palavras-chave

Educação musical, Piaget, simutaneidade musical

Citação

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por