Danças urbanas na escola: um caminho para a construção da consciência corporal
Arquivos
Data
2019-03-25
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
Descrição
Este trabalho teve como objetivo investigar como as Danças Urbanas contribuem para o desenvolvimento da consciência corporal das alunas da Seleção de Dança de uma determinada escola de Manaus de rede particular. Em se tratando de pesquisa relacionada a influência das Danças Urbanas para uma melhora na aquisição da conscientização corpórea, muitos teóricos e pesquisadores deram suas contribuições inestimáveis para o discernimento desse estudo. Entre os quais, destacam-se Laban e Fonseca, com o estudo do movimento e da psicomotricidade referente ao corpo, Marques com colaborações acerca da dança na escola, Nanni abordando os estágios operacionais em dança voltados para o trabalho de dança educação, Lauxen e Isse com o histórico das danças urbanas e a caracterização de seus estilos, sobre os quais acumulam-se fragmentos de obras cujas vertentes investigadas seguem aqui descritas. Foram realizadas três fases compostas por aplicação do pré-teste, utilizando a Bateria Psicomotora (BPM) de Vitor da Fonseca adaptada para prática de dança, laboratórios com diferentes estilos de danças urbanas e por fim o pósteste para análise comparativa dos resultados obtidos. Os procedimentos metodológicos do trabalho se deram como PesquisaAção, de caráter exploratóriodescritivo, tendo uma abordagem qualiquantitativa. Buscouse identificar a partir dos resultados da fase I, o nível inicial de consciência corporal. Os laboratórios investigativos se deram por um conjunto de técnicas de Danças Urbanas, sendo escolhidos os estilos Popping, Locking, House Dance e Hip Hop Dance. O pósteste foi a aplicação da BPM com um grau de dificuldade maior, para observarmos se houve de fato um aumento no desenvolvimento da consciência corporal, através das práticas de Danças Urbanas, constatando que houveram cooperações no desenvolvimento motor, relacionado aos aspectos dos fatores tonicidade, equilibração, praxia fina e noção do corpo, onde obtiveram maiores mudanças em comparação com a fase inicial.
Palavras-chave
Dança;, Consciência Corporal;, Danças Urbanas;, Dança Educação;