Vozes do PIBID Dança em tempos de pandemia: ressignificando práticas da dança

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Data

2022-05-26

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Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

A sociedade percorreu por muitas mudanças no decorrer dos anos, para ser mais específico no final de 2019 o Brasil e outras partes do mundo viveram momentos incertos na política, economia, educação e principalmente na saúde, advindas da pandemia. Além das áreas socioeconômicas, a educação passa por dificuldades na pandemia de maneira alarmante, em decorrência da estrutura e sistema do ensino atual. No campo do ensino das artes o olhar precisou ser ressignificado. Foi o que inclinou para este lugar, de modo a expor minhas vivências enquanto acadêmico e as observações adquiridas do subprojeto Pibid Dança/UEA. Essa experiência docente veio com um grande desafio de explorar a prática docente em tempos pandêmicos, tal percurso me motivou a investigar narrativas sobre o ensino da dança em tempos de crise sanitária, e esses olhares se deram no exercício da dança na escola na vivência docente. Assim, o tema enfoca a ressignificação de práticas da dança na experiência do ensino remoto na realização do subprojeto Pibid Dança/UEA na escola Cacilda Braule Pinto. Se concentra na seguinte linha de pesquisa do curso de Dança: Sociedade, Cultura e Educação na Dança. Permeado pelas inquietações expostas tem-se o seguinte problema: quais os caminhos tomados pelos pibidianos na elaboração de alternativas de práticas pedagógicas para realização de atividades remotas durante a pandemia? A pesquisa apresenta como objetivo maior a investigação das interfaces do ensino remoto de dança na elaboração de alternativas encontradas pelos acadêmicos do Pibid Dança no período da pandemia para a realização do ensino remoto de dança na escola. Diante desta proposição perseguimos, de modo mais específico, os seguintes objetivos: investigar perspectivas teóricas que se aproximam e tratam da temática de ressignificação do ensino, tecnologia e suas aproximações acerca do ensino da dança na escola em tempos pandêmicos; analisar e descrever experiências docentes dos acadêmicos do curso de dança envolvidos no programa durante o período pandêmico; identificar dificuldades, enfrentamentos e resoluções de problema da experiência docente no percurso da pandemia; e por fim, apresentar narrativas sobre o processo de descoberta de possíveis alternativas e perspectivas no ensino remoto encontrados pelos pibidianos acadêmicos do curso de Dança. Esta pesquisa é de natureza qualitativa e os olhares se concentram nas experiências dos pibidianos quando propõem atividades em período da pandemia. Se trata de uma pesquisa de campo. E nesse sentido, envolve a investigação dos aspectos que se apresentam em torno do grupo estudado. Quanto a coleta de dados, o instrumento utilizado na pesquisa se deu por meio de entrevista por pautas. Acreditamos que a pesquisa trouxe contribuições significativas ao estudo de dança na escola; o olhar apurado para as questões que se apresentam nos permitiu discutir meios que se fizeram a partir do inesperado e que operaram processos de leituras do ambiente escolar ainda maiores.

Descrição

Palavras-chave

PIBID, Educação na Dança, Práticas Pedagógicas, Impactos da Pandemia, Dance Education, Pedagogical practices, Impacts of the Pandemic

Citação

FERNANDES, Bruno Paiva. Vozes do PIBID Dança em tempos de pandemia: ressignificando práticas da dança. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2022.

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