Joaquina Maria Conceição Lapa: mulher, mestiça e artista no Brasil colonial

Imagem de Miniatura

Data

2022-05-12

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

O presente trabalho apresenta a cantora Joaquina Maria Conceição Lapa, cantora atuante no Brasil colonial e a primeira cantora lírica a ter prestígio internacional. Por meio deste estudo, buscamos contextualizar papel da mulher e seu comportamento, a presença mestiça e mulheres atuantes no período colonial brasileiro. Quanto a prática artística, o Brasil apresentava um contraste em relação a Portugal pelo gosto dos castrati, nos levando a crer sobre a importância desta cantora, ao se apresentar em Portugal e em festividades da corte. Lapinha era soprano coloratura, e seu domínio técnico vocal, lhe permitiu executar obras virtuosísticas compostas pelo Padre José Maurício Nunes Garcia: Coro em 1808; o drama O Triunfo da América (1809) e o drama heróico Ulissea (1809).

Descrição

Palavras-chave

Mulheres, Joaquina Lapinha, Cantoras mestiças, Soprano coloratura, Musicologia histórica e social, Women, Mulatto singers, Historical and social musicology

Citação

OLIVEIRA, Mirian Chaves de. Joaquina Maria Conceição Lapa: mulher, mestiça e artista no Brasil colonial. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2022.

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por