A Orquestra da Real Câmara no Brasil (1808-1830)

Imagem de Miniatura

Data

2022-05-11

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

Este artigo traz informações sobre a atividade da Orquestra da Real Câmara no Rio de Janeiro, contando desde sua formação com a chegada da Família Real portuguesa no Brasil, sua organização e sua participação na atividade musical da cidade. Devido à escassez de fontes organizadas e documentos a respeito desta entidade, foi realizado um cotejo de informações contidas em livros, jornais, anotações da estudiosa Cleofe Person de Mattos, e bibliografia sobre a vida musical no Brasil no período de 1808 a 1830, organizando-as em tópicos. São trazidos os eventos históricos que contribuíram para a formação da orquestra; identificação dos integrantes da orquestra e algumas de suas funções; tipos de eventos dos quais a orquestra participava, envolvendo música de câmara na corte, comemorações públicas, cerimônias religiosas, óperas, entre outros; e alguns dos registros sobre repertórios apresentados, enriquecendo a perspectiva sobre as práticas musicais orquestrais neste período.

Descrição

Palavras-chave

Musicologia, História da Música brasileira, Orquestra da Real Câmara, Real Capela, Música no Rio de Janeiro, Musicology, Brazilian Music History, Music in Rio de Janeiro

Citação

GONÇALVES, Alice Rodrigues. A Orquestra da Real Câmara no Brasil (1808-1830). 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Música). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2022.

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por