Educação Patrimonial e Turismo: uma união com a disciplina de História em direção ao conhecimento e a valorização da identidade amazônica
Arquivos
Data
2021-12-20
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
Esta pesquisa objetiva analisar como as escolas estaduais de Manaus trabalham
nas aulas de história a educação patrimonial e o turismo como item de
conhecimento e resgate da identidade amazônica. A metodologia utilizada
caracteriza-se como estudo de caso, inserido no molde qualitativo-interpretativista.
Para isso, iniciam-se as percepções da mesma, sobre a Educação Patrimonial e o
Turismo como ferramenta de ensino-aprendizagem na escola pública estadual, com
as séries do ensino médio, através de uma visão ampla e abrangente sobre sua
prática pedagógica paralela a disciplina de História. Para dar sustentação a este
estudo, esta pesquisa utilizou, entre outros conceitos, o de patrimônio cultural,
educação patrimonial e turismo cultural: Carneiro et. al (2021), Constituição Federal
de 1988; UNESCO, Horta et. al (1999), Beni (2007), entre outros autores. Em
seguida, encontram-se as análises do questionário, destinado aos professores de
história que ministram aulas para o ensino médio. Os resultados obtidos apontam
que na opinião dos professores o ensino da educação patrimonial e o turismo nas
escolas é importante, e que os temas, já foram mencionados ao menos uma vez em
sala de aula durante alguns conteúdos sobre a história do Amazonas. Ainda
segundo os entrevistados, em seu ponto de vista, os alunos pouco conhecem e
valorizam a identidade amazônica.
Descrição
Palavras-chave
Educação Patrimonial, Turismo, História, Valorização, Heritage Education, Tourism, History., Appreciation
Citação
BONETH, Joicynilde Freitas. Educação Patrimonial e Turismo: uma união com a disciplina de História em direção ao conhecimento e a valorização da identidade amazônica. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2021.