Educação Patrimonial e Turismo: uma união com a disciplina de História em direção ao conhecimento e a valorização da identidade amazônica

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Data

2021-12-20

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Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

Esta pesquisa objetiva analisar como as escolas estaduais de Manaus trabalham nas aulas de história a educação patrimonial e o turismo como item de conhecimento e resgate da identidade amazônica. A metodologia utilizada caracteriza-se como estudo de caso, inserido no molde qualitativo-interpretativista. Para isso, iniciam-se as percepções da mesma, sobre a Educação Patrimonial e o Turismo como ferramenta de ensino-aprendizagem na escola pública estadual, com as séries do ensino médio, através de uma visão ampla e abrangente sobre sua prática pedagógica paralela a disciplina de História. Para dar sustentação a este estudo, esta pesquisa utilizou, entre outros conceitos, o de patrimônio cultural, educação patrimonial e turismo cultural: Carneiro et. al (2021), Constituição Federal de 1988; UNESCO, Horta et. al (1999), Beni (2007), entre outros autores. Em seguida, encontram-se as análises do questionário, destinado aos professores de história que ministram aulas para o ensino médio. Os resultados obtidos apontam que na opinião dos professores o ensino da educação patrimonial e o turismo nas escolas é importante, e que os temas, já foram mencionados ao menos uma vez em sala de aula durante alguns conteúdos sobre a história do Amazonas. Ainda segundo os entrevistados, em seu ponto de vista, os alunos pouco conhecem e valorizam a identidade amazônica.

Descrição

Palavras-chave

Educação Patrimonial, Turismo, História, Valorização, Heritage Education, Tourism, History., Appreciation

Citação

BONETH, Joicynilde Freitas. Educação Patrimonial e Turismo: uma união com a disciplina de História em direção ao conhecimento e a valorização da identidade amazônica. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2021.

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