Arte de diversidade no ensino fundamental: eixos demarcadores da dança-educação no plano didático pedagógico do 6o ano de uma escola pública

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Data

2020-02-10

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Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

A pesquisa aborda dança-educação e diversidade cultural como conteúdo da Educação Básica previsto em documentos governamentais e propõe analisar o nexo dança-educação e diversidade cultural proposto no Plano Didático Pedagógico Anual do 6o ano da Escola Municipal Maria Auxiliadora dos Santos Azevedo confrontando com a legislação. Trabalhamos a proposta partir de: 1- grifar na legislação a dança e diversidade cultural como conteúdo de aula; 2- destacar as categorias cultura, arte e dança no Projeto Político Pedagógica; 3- enumerar as ações culturais e artísticas propostas no Plano Didático Pedagógico. Do ponto de vista epistemológico temos uma pesquisa básica e exploratória-explicativa e os procedimentos técnicos apontam para a pesquisa documental pelo fato de manusear materiais que requererão tratamento analítico, embora resvale em dados qualitativos obtidos através de conversas envolvendo o gestor, a professora de arte e a pesquisadora. Nas considerações finais apresentamos a inabilidade da escola para lidar com o tema e questões contraditórias ou nebulosas na legislação reforçando o descaso de trabalhar a dança como componente curricular obrigatória na formação do indivíduo. Palavras-chave: dança, arte, educação, diversidade cultural.

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Palavras-chave

Arte, Educação, Diversidade Cultural

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