As aulas de Educação Fisíca em uma escola comum de Manaus sob a perspectiva de um acadêmico surdo: narrativas e propostas
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Data
2024-02-21
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Editor
Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
As políticas para a educação de surdos têm crescido significativamente no Brasil em todas as áreas do
conhecimento. Isso torna necessário que as aulas de Educação Física nas escolas comuns do ensino
regular sejam acessíveis e inclusivas para surdos e ouvintes. Diante disso, esta pesquisa tem como
objetivo geral analisar as experiências e metodologias utilizadas pelo acadêmico surdo do curso de
Educação Física da UEA durante o estágio supervisionado, à luz da pesquisa narrativa autobiográfica,
bem como propor atividades adaptadas para a inclusão de alunos surdos e ouvintes na disciplina. Para
isso, foi realizada apresentação dos modelos educacionais para surdos na atualidade; levantamento da
legislação sobre a educação de alunos surdos no contexto do ensino inclusivo; reflexão sobre as práticas
docentes nas aulas de Educação Física no contexto do ensino comum e; discussão de ideias de
acessibilidade linguística para surdos nas aulas de Educação Física. Foram utilizados os estudos sobre
educação de surdos de Góes (1999), Strobel (2007), Santos (2017) e outros. Além disso, foram utilizados
documentos oficiais como legislações sobre Libras e Educação de surdos. Trata-se de uma pesquisa
narrativa, de natureza qualitativa e tem como técnica de geração de dados a carta autobiográfica. O
referencial teórico-analítico é a Análise de Conteúdo. Os dados apontam para a necessidade da reflexão
da práxis pedagógica dos professores surdos e ouvintes para que lancem mão de atividades adaptadas
que incluem surdos e ouvintes nas aulas
Descrição
Palavras-chave
Narrativa autobiográfica, Acadêmico surdo, Livras, Escola inclusiva, Inclusive school