A minha relação de apoio pedagógico com as famílias no contexto da pandemia da COVID-19
Arquivos
Data
2021-07-27
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
Esta pesquisa tem como tema: A Minha Relação de Apoio Pedagógico com as Famílias no Contexto da Pandemia da Covid 19. A pesquisa teve como objetivo geral problematizar a minha existência como apoio pedagógico em relação com as famílias no contexto da pandemia e, como objetivos específicos: Narrar a minha vivência no processo de ensino em uma escola pública diante da pandemia da covid 19; Apontar os desdobramentos do sistema de aulas remotas para a participação das famílias na escola; Compreender minha existência como apoio pedagógico a partir do cuidado de si frente à relação com as famílias no contexto da pandemia da Covid 19. O interesse pela pesquisa se deu a partir das minhas vivências como apoio pedagógico, especialmente no período da pandemia, devido minha atuação em todo processo de planejamento e desenvolvimento das atividades da escola no ensino remoto. A pesquisa está baseada no aporte teórico-metodológico de Michel Foucault, especialmente o cuidado de si. A empiria é constituída por episódios da minha constituição enquanto apoio pedagógico e da relação com as famílias. Apresento como resultados as mobilizações que o ocupar-se de si possibilitaram a mim e aqueles que fazem parte do meu apoiar pedagógico, configurando um modo mais humano e vivo para aquilo que chamamos de cargos técnicos exercidos pelos licenciados em Pedagogia.
Descrição
Palavras-chave
Apoio Pedagógico, Pedagogical Support, Famílias, Families, Cuidado de si, Self-care
Citação
LIBÓRIO, Helen Cristina Moraes. A minha relação de apoio pedagógico com as famílias no contexto da pandemia da COVID-19. 2021. 50 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.