Políticas públicas de educação ambiental e sua aplicabilidade na sociedade brasileira: novos desafios à formação do professor no mundo contemporâneo
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Data
2019-11-26
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Editor
Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
O presente estudo de caráter investigativo enfatizou a discussão da Questão
Ambiental e da problemática que permeia a natureza terrestre, entremeadas com as
crises de percepções do conhecimento que o homem tem sobre o seu próprio
conhecimento, com uma crise de civilização, que atinge toda biosfera, causando a
degradação dos bens naturais renováveis e não renováveis e das próprias relações
do homem com o homem e do homem com a natureza. Com isso, os paradigmas do
conhecimento que imperam na educação almejam uma superação das sequelas que
os seus modelos causam ao método de vida adotado pelo homem. Com base na
racionalidade, ou melhor, na consciência de cidadão planetário, o homem busca
pela harmonia com a exploração do que a Terra pode oferecer e suportar, ante as
deteriorações causadas aos seus sistemas, ou seja, na intenção de alcançar o
desenvolvimento sustentável. Com isso, buscou-se a interlocução entre as políticas
públicas de Educação Ambiental no contexto global e na sociedade brasileira. Há,
portanto, um destaque de como suas bases e performances podem influenciar na
formação dos professores no mundo atual, através das Políticas Públicas mergulha se no transverso: dos marcos referencias que sustentam a Educação Ambiental
desde o surgimento dos seus primeiros movimentos e dos instrumentos legais
internacionais e brasileiros que amparam a democratização da Educação Ambiental
pela prática da metodologia da Transversalidade, o que deve ser acrescido em todos
os cursos de formação de agentes multiplicadores, com a finalidade de perseguir a
Interdisciplinaridade e a Transdisciplinaridade. Com suas bases qualitativas a
pesquisa investigou o currículo de formação dos profissionais em educação nas
universidades públicas de Manaus e se ampliou a uma entrevista que dialogou com
um público de egressos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da
Universidade do Estado do Amazonas, que responderam com contribuições
relevantes, contrastando o dinamismo da sua formação e da sua atuação no ensino
público no mundo contemporâneo. Os currículos ignoram as Políticas Públicas de
Educação Ambiental nacional e estadual, permanecendo com uma inserção de
bases teóricas, sem a prática na transversalidade na formação de professores.
Desse modo, os estudos que caminham na vertente de incrementar a Questão
Ambiental nos cursos de formação de gestores ambientais ganham importância e
são destaques ao versar sobre a importância da Educação Ambiental para o
enfrentamento dos desafios contemporâneos na forma de viver da sociedade atual.
Palavras-chave: Questão Ambiental, Educação Ambiental, Políticas Públicas,
Formação de Professores, Transversalidade.
Descrição
Palavras-chave
Questão Ambiental, Educação Ambiental,, Políticas Públicas, Formação de Professores, Transversalidade, Environmental Issue, Environmental Education, Public Policy, Teacher Training, Transversality
Citação
SOUZA, Daniel Lucas Rodrigues de. Políticas públicas de educação ambiental e sua aplicabilidade na sociedade brasileira: novos desafios à formação do professor no mundo contemporâneo. 2019. 101 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.