Políticas públicas de educação ambiental e sua aplicabilidade na sociedade brasileira: novos desafios à formação do professor no mundo contemporâneo

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Data

2019-11-26

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Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

O presente estudo de caráter investigativo enfatizou a discussão da Questão Ambiental e da problemática que permeia a natureza terrestre, entremeadas com as crises de percepções do conhecimento que o homem tem sobre o seu próprio conhecimento, com uma crise de civilização, que atinge toda biosfera, causando a degradação dos bens naturais renováveis e não renováveis e das próprias relações do homem com o homem e do homem com a natureza. Com isso, os paradigmas do conhecimento que imperam na educação almejam uma superação das sequelas que os seus modelos causam ao método de vida adotado pelo homem. Com base na racionalidade, ou melhor, na consciência de cidadão planetário, o homem busca pela harmonia com a exploração do que a Terra pode oferecer e suportar, ante as deteriorações causadas aos seus sistemas, ou seja, na intenção de alcançar o desenvolvimento sustentável. Com isso, buscou-se a interlocução entre as políticas públicas de Educação Ambiental no contexto global e na sociedade brasileira. Há, portanto, um destaque de como suas bases e performances podem influenciar na formação dos professores no mundo atual, através das Políticas Públicas mergulha se no transverso: dos marcos referencias que sustentam a Educação Ambiental desde o surgimento dos seus primeiros movimentos e dos instrumentos legais internacionais e brasileiros que amparam a democratização da Educação Ambiental pela prática da metodologia da Transversalidade, o que deve ser acrescido em todos os cursos de formação de agentes multiplicadores, com a finalidade de perseguir a Interdisciplinaridade e a Transdisciplinaridade. Com suas bases qualitativas a pesquisa investigou o currículo de formação dos profissionais em educação nas universidades públicas de Manaus e se ampliou a uma entrevista que dialogou com um público de egressos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade do Estado do Amazonas, que responderam com contribuições relevantes, contrastando o dinamismo da sua formação e da sua atuação no ensino público no mundo contemporâneo. Os currículos ignoram as Políticas Públicas de Educação Ambiental nacional e estadual, permanecendo com uma inserção de bases teóricas, sem a prática na transversalidade na formação de professores. Desse modo, os estudos que caminham na vertente de incrementar a Questão Ambiental nos cursos de formação de gestores ambientais ganham importância e são destaques ao versar sobre a importância da Educação Ambiental para o enfrentamento dos desafios contemporâneos na forma de viver da sociedade atual. Palavras-chave: Questão Ambiental, Educação Ambiental, Políticas Públicas, Formação de Professores, Transversalidade.

Descrição

Palavras-chave

Questão Ambiental, Educação Ambiental,, Políticas Públicas, Formação de Professores, Transversalidade, Environmental Issue, Environmental Education, Public Policy, Teacher Training, Transversality

Citação

SOUZA, Daniel Lucas Rodrigues de. Políticas públicas de educação ambiental e sua aplicabilidade na sociedade brasileira: novos desafios à formação do professor no mundo contemporâneo. 2019. 101 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.

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