A neurolinguística aplicada ao ensino da ortografia de palavras compostas

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Data

2018-12-14

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Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

Este artigo tenciona, em linhas gerais, verificar a efetividade da Programação Neurolinguística (PNL) no âmbito do ensino da ortografia de palavras compostas. Para tanto, foram selecionadas 30 palavras em que poderia ou não ocorrer hífen de acordo com as regras ortográficas do português, para realização de um ditado aplicado aos alunos de uma turma do primeiro ano do ensino médio de uma escola da região centro-sul de Manaus, como teste inicial. Na segunda etapa, a partir dos resultados desse instrumento de coleta de dados, foram planejadas aulas norteadas pelos princípios e estratégias da PNL que são empregados como técnica de memorização, tendo como aporte teórico Dilts e Epstein (1999); Dilts (2004). Nesse contexto teórico, o input visual e não o auditivo é a via utilizada como estratégia para a aquisição da escrita ortográfica. Na sequência, foi aplicado o teste final, utilizando as mesmas palavras do teste inicial, com o objetivo de verificar a efetividade das estratégias da PNL como uma ferramenta para apoiar o processo de aquisição da ortografia. Os resultados obtidos receberam tratamento estatístico e foram analisados, evidenciando um aumento na porcentagem de acertos na escrita dessas palavras trabalhadas. Portanto, pode-se atestar que esse avanço quanto ao desempenho que os alunos obtiveram na escrita ortográfica das palavras se deve à eficácia da metodologia de memorização de ortografia proposta pela PNL. Palavras-chave: Neurolinguística; ortografia; aprendizagem.

Descrição

Palavras-chave

Neurolinguística, Ortografia, Aprendizagem

Citação

BARBOSA, Francine Pacheco Leite. A neurolinguística aplicada ao ensino da ortografia de palavras compostas. 2018. 23 f. TCC (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.

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