A neurolinguística aplicada ao ensino da ortografia de palavras compostas
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Data
2018-12-14
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Editor
Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
Este artigo tenciona, em linhas gerais, verificar a efetividade da Programação Neurolinguística
(PNL) no âmbito do ensino da ortografia de palavras compostas. Para tanto, foram selecionadas
30 palavras em que poderia ou não ocorrer hífen de acordo com as regras ortográficas do
português, para realização de um ditado aplicado aos alunos de uma turma do primeiro ano do
ensino médio de uma escola da região centro-sul de Manaus, como teste inicial. Na segunda
etapa, a partir dos resultados desse instrumento de coleta de dados, foram planejadas aulas
norteadas pelos princípios e estratégias da PNL que são empregados como técnica de
memorização, tendo como aporte teórico Dilts e Epstein (1999); Dilts (2004). Nesse contexto
teórico, o input visual e não o auditivo é a via utilizada como estratégia para a aquisição da
escrita ortográfica. Na sequência, foi aplicado o teste final, utilizando as mesmas palavras do
teste inicial, com o objetivo de verificar a efetividade das estratégias da PNL como uma
ferramenta para apoiar o processo de aquisição da ortografia. Os resultados obtidos receberam
tratamento estatístico e foram analisados, evidenciando um aumento na porcentagem de acertos
na escrita dessas palavras trabalhadas. Portanto, pode-se atestar que esse avanço quanto ao
desempenho que os alunos obtiveram na escrita ortográfica das palavras se deve à eficácia da
metodologia de memorização de ortografia proposta pela PNL.
Palavras-chave: Neurolinguística; ortografia; aprendizagem.
Descrição
Palavras-chave
Neurolinguística, Ortografia, Aprendizagem
Citação
BARBOSA, Francine Pacheco Leite. A neurolinguística aplicada ao ensino da ortografia de palavras compostas. 2018. 23 f. TCC (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.