O Brincar na estimulação essencial com criança com deficiência visual
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Data
2019-06-14
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Editor
Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
O presente estudo intitulado “O brincar na Estimulação Essencial com criança com
Deficiência Visual”, teve como objetivo geral compreender a importância do brincar
durante a Estimulação Essencial para o desenvolvimento biopsicossocial de criança
com deficiência visual. E objetivos específicos: a) discutir a partir da literatura
questões relacionadas ao brincar e a Estimulação Essencial com criança com
deficiência visual b) identificar as atividades envolvendo o brincar durante as
atividades desenvolvidas na Estimulação Essencial; c) analisar a importância da
brincadeira para o desenvolvimento biopsicossocial da criança. O estudo
fundamentou-se na abordagem de pesquisa qualitativa, do tipo Estudo de Caso.
Para a coleta de dados utilizou-se de entrevista semiestruturada e observação com
registro no diário de campo. A pesquisa foi realizada em uma escola pública
especializada em atendimento de crianças cegas e com baixa visão e teve como
sujeitos da investigação: 01 professora, 01 mãe e 01 criança. Durante o período do
estudo percebeu-se o quanto o atendimento na Estimulação Essencial foi importante
para o desenvolvimento da criança. Constatou-se que esse atendimento de apoio
especializado precisa ocorrer o mais precoce possível de forma a preservar algum
resíduo visual que a criança, ainda dispõe. E que o ato de brincar durante as
atividades na Estimulação Essencial contribui para o desenvolvimento
biopsicossocial, pois apesar da perda da visão, a mesma tem o direito de brincar
como qualquer outra criança.
Descrição
Palavras-chave
Estimulação essencial / precoce, Essential / early stimulation, Brincar, Play, Deficiência visual, Visual impairment
Citação
COSTA, Orismar Simplício da. O Brincar na estimulação essencial com criança com deficiência visual. 2019. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2019.