Práticas na licenciatura em matemática ensino aprendizagem através de projeto de extensão
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Data
2017-05-14
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Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
O artigo apresenta os resultados de um estudo sobre ensino aprendizagem e prática pedagógica na formação do licenciando em matemática a partir de um trabalho desenvolvido com alunos do 6° ao 9° ano do ensino fundamental e do ensino médio das escolas públicas do município de Parintins/AM por meio da implementação de um projeto denominado Olimpíada Parintinense de Matemática (OPM). A pesquisa de cunho qualitativo-quantitativo, utilizou procedimentos metodológicos com base na observação participante, questionários e amostra probabilística. Os resultados apontam que as estratégias didáticas se configuraram fator imprescindível no processo de ensino e aprendizagem da matemática e que aspectos socioeconômicos não influenciam no desempenho dos estudantes. Foi possível identificar melhor desempenho dos alunos em relação a aprendizagem dos conteúdos: Geometria, Equação do 1º Grau e Análise Combinatória. Verificou-se também nas aulas de regência melhoria no desempenho dos acadêmicos participantes da pesquisa. Palavras-chave: Educação Matemática. Ensino-aprendizagem. Práticas docentes.
Descrição
Palavras-chave
Educação Matemática, Ensino-aprendizagem, Práticas Docentes
Citação
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