Utilização de jogos didáticos no processo de ensino-aprendizagem em biologia

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Data

2019-01-07

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Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

O objetivo do trabalho foi avaliar a contribuição de jogos didáticos no processo de ensino-aprendizagem em Biologia através do rendimento médio escolar, por ser a única forma de avaliação quantitativa existente no sistema público. O jogo didático foi escolhido por ser uma importante ferramenta que possibilita maior interação social, desperta a criatividade e potencializa o raciocínio lógico. A pesquisa foi realizada através do PIBID com alunos de 3° ano do Ensino Médio em uma escola pública de Manaus, Amazonas. Foram utilizados jogos didáticos após as aulas teóricas, sendo que o primeiro bimestre serviu como controle e não foi realizada nenhuma atividade prática, no segundo e terceiro bimestres foram aplicados os jogos. Ao final do ano letivo foi comparado o rendimento médio escolar das turmas e foi possível perceber uma melhora nas notas em Biologia. Os alunos também foram avaliados ao longo das atividades práticas e houve melhorias nas respostas dos alunos sobre os conteúdos, na vontade de participar e no cumprimento dos objetivos de cada jogo. A utilização de jogos didáticos juntamente com as aulas teóricas contribuiu para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem em Biologia. Palavras-chave: Jogos didáticos. Ensino-aprendizagem. Ensino Médio. Biologia.

Descrição

Palavras-chave

Jogos Didáticos, Ensino-aprendizagem, Ensino Médio, Biologia

Citação

ANDRELLA, G. C.; SANTOS, V. C.; COSTA, L. O.; REBUSTINI, N. E. Utilização de vídeos como auxílio da construção do conhecimento no ensino fundamental. Revista Interdisciplinar de Educação do Campus de Três Lagoas/MS – CPTL/UFMS, v. 1, n. 1, p.14-18. 2016. Disponível em: Manaus | v.12 | n.25 | jan-jun| 2019 ISSN: 1984-7505 224 <http://seer.ufms.br/index.php/anacptl/article/view/1676/1169>. Acesso: 16 jan. 2017 ARROYO, J. A. G. Influencia de los juegos em la percepción del aprendizaje logrado y en la motivación a participar en clase: estudio de caso. Novas práticas em informação e conhecimento. v. 2, n. 2, p. 86-93, jul./dez. 2013. Disponível em: <http://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/41323/25274>. Acesso: 20 jul. 2016 AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. 1. ed. Lisboa: Paralelo, 2003. BARBOSA, T. J. V. B.; PAES, L. S.; MARQUES, J. D. O.; FREITAS, M. S de.; TAVARES, L. A. 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