Utilização de jogos didáticos no processo de ensino-aprendizagem em biologia
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Data
2019-01-07
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Editor
Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
O objetivo do trabalho foi avaliar a contribuição de jogos didáticos no processo de ensino-aprendizagem em Biologia através do rendimento médio escolar, por ser a única forma de avaliação quantitativa existente no sistema público. O jogo didático foi escolhido por ser uma importante ferramenta que possibilita maior interação social, desperta a criatividade e potencializa o raciocínio lógico. A pesquisa foi realizada através do PIBID com alunos de 3° ano do Ensino Médio em uma escola pública de Manaus, Amazonas. Foram utilizados jogos didáticos após as aulas teóricas, sendo que o primeiro bimestre serviu como controle e não foi realizada nenhuma atividade prática, no segundo e terceiro bimestres foram aplicados os jogos. Ao final do ano letivo foi comparado o rendimento médio escolar das turmas e foi possível perceber uma melhora nas notas em Biologia. Os alunos também foram avaliados ao longo das atividades práticas e houve melhorias nas respostas dos alunos sobre os conteúdos, na vontade de participar e no cumprimento dos objetivos de cada jogo. A utilização de jogos didáticos juntamente com as aulas teóricas contribuiu para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem em Biologia.
Palavras-chave: Jogos didáticos. Ensino-aprendizagem. Ensino Médio. Biologia.
Descrição
Palavras-chave
Jogos Didáticos, Ensino-aprendizagem, Ensino Médio, Biologia
Citação
ANDRELLA, G. C.; SANTOS, V. C.; COSTA, L. O.; REBUSTINI, N. E.
Utilização de vídeos como auxílio da construção do conhecimento no ensino
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