O ensino de matemática financeira no ensino médio
Arquivos
Data
2016-09-24
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
presente artigo aborda o desenvolvimento do processo ensino aprendizagem de matemática financeira no ensino médio da escola estadual Romerito da Silva Brito localizada na cidade de Juruá - AM, destaca a concepção dos estudantes concernente aos principais fundamentos deste âmbito da matemática. O objetivo foi analisar como são explorados os conteúdos e as definições de matemática financeira para o desenvolvimento eficaz da educação financeira no cotidiano social e a concepção dos alunos sobre a importância deste tema. Durante a investigação, foram coletadas informações referentes às principais estratégias de ensino e conteúdos trabalhados pelo professor que ministra no ensino médio, através da observação e verificação do plano de atividades docente. Os resultados revelaram que a maioria dos alunos só teve contato com temas relacionados à matemática financeira a partir do ensino médio, no qual é abordado apenas no 1º ano. Os alunos reconhecem que o tema abordado é fundamental para a formação educacional, visto que está presente no cotidiano social. Palavras-chave: Matemática financeira. Educação financeira. Ensino aprendizagem.
Descrição
Palavras-chave
Matemática Financeira, Educação Financeira, Ensino Aprendizagem
Citação
BRASIL. Guia do livro didáticos 2010. Matemática. 3º e 4º ciclos. Brasília: MEC/SEF, 2009. ________. Guia o livro didático: PNDL 2011. Matemática. Brasília: MEC/SEF, 2010. ________. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Ensino Fundamental Brasília: MEC/SEF, 1997. ________. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Ensino Médio. Brasília: MEC/SEF,2000.
Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505
ARTIGO
121
ARETÉ | Manaus | v.9 | n.19 | p.109-122 | jul-dez | 2016
________. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: Matemática. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, 1998. D’AMBROSIO, B. S. Como ensinar matemática hoje? temas e debates. SBEM. Ano II. N2. Brasília: 1989. P. 15-19. D’AMBROSIO, U. Da realidade à ação: reflexos sobre Educação Matemática. Campinas: UNICAMP, 1986. ________. Educação Matemática: da teoria à prática. Campinas: Papirus, 2002. DANTE, L. R. Matemática: Contexto e Aplicações. Volumes 1,2,3.São Paulo: Ática, 2003. CRESWELL, J. W. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. ESTRADA, M. F. et al. História da matemática. São Paulo: Universidade Aberta, 2000. EVES, H. W. Introdução à história da matemática. 3 ed. Campinas: UNICAMP, 2002. FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila. GROENWALD, C. L. O.; FILIPPSEN, R. M. J. O meio ambiente e a sala de aula. Educação Matemática em Revista. (SBME), n.13, p36-40, 2003. KERN, D. T. B. Uma Reflexão sobre a Importância de Inclusão de Educação Financeira na Escola Pública. Dissertação: Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas – PPGECE. Lajeado: Centro Universitário Univates, 2009. Disponível em: http://www.univates.br/. Acesso em: 20 ago. 2014 LUCKESI, C. C. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 1994. MATTOS, A. C. M. O modelo matemático dos juros: uma abordagem sistêmica, um tratamento unificado. Petrópolis: Vozes, 1975. NASCIMENTO, P. L. A formação do aluno e a visão do professor do ensino médio em relação à Matemática Financeira. Dissertação de Mestrado. PUC/SP. 2004.
NEGRI, A. L. L. Educação financeira para o ensino médio da rede pública: uma proposta inovadora. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - UNISAL. Americana. Disponível em: <http://www.farolnet.com.br/unisal/>. Acesso em: 30 ago. 2014. OLIVEIRA, R.S. O. Educação Financeira em sala de aula na perspectiva da etnomatemática. Graduação em Pedagogia. Faculdade de Ciências. Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho.Bauru, SP, 2007
SAITO, A. T. Uma contribuição ao desenvolvimento da educação em finanças. 2007. Dissertação (Mestrado em Administração) - FEA - USP. São Paulo. Disponível em: <http://www.teses.usp.br>. Acesso em: 3 set. 2014.
Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505
ARTIGO
122
ARETÉ | Manaus | v.9 | n.19 | p.109-122 | jul-dez | 2016
SANTOS, G. L. C. Educação financeira: a matemática financeira sob nova perspectiva. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista. SILVA, R.; URBANESKI, V. Metodologia do Trabalho Científico. Centro Universitário Leonardo da Vinci – Indaial: Grupo UNIASSELVI, 2009.
VAILATI, J. S.; PACHECO, E. R. Usando a história da matemática no ensino da álgebra. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/702-4.pdf>. Acesso em: 30 out. 2014.
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Licença Creative Commons
Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Acesso Aberto