Olimpíada parintinense de biologia como instrumento para a avaliação do ensino nas escolas estaduais de Parintins AM
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Data
2016-07-14
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Editor
Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
Este artigo descreve a utilização dos resultados da 1ª Olimpíada Parintinense de Biologia (OPB) na avaliação do aprendizado dos alunos de escolas estaduais do município. Faz um diagnóstico da condição socioeconômica, comportamentos sociais e métodos de ensino a que estão sujeitos os participantes. O evento contou com a participação de 208 alunos. Na primeira fase estes responderam a 40 questões de múltipla escolha e, na segunda, 20 questões subjetivas. As médias percentuais dos acertos na primeira fase foram de 22,41% (± 0,09). Os temas: bactérias e tecidos se destacaram, respectivamente, com o maior e menor aproveitamento. Na segunda fase a média de acertos foi de 18,13% (± 13,11). A maior proporção de acertos desta fase foi no tema fungos e, a menor, em botânica. Os resultados obtidos chamam atenção pelo baixo aproveitamento e, servem de advertência para a estrutura relacionada ao aprendizado da biologia. As notas das escolas não apresentaram diferenças estatísticas significativas, o que indica que os resultados não estão relacionados a uma metodologia específica, mas sim, representam uma situação geral. Palavras-chave: Biologia. Ensino. Aprendizagem. Olimpíadas Científicas.
Descrição
Palavras-chave
Biologia, Ensino, Aprendizagem, Olimpíadas Científicas
Citação
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