Avaliação da aprendizagem sob distintas perspectivas epistemológicas elementos racionais e subjetivos no processo

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Data

2014-07-11

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Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

Concebendo avaliação da aprendizagem como uma atividade complexa para a qual são necessárias muitas variáveis de difícil unificação, nesta pesquisa objetivamos analisá-la na ótica de distintas perspectivas epistemológicas. Para o desenvolvimento desta análise consideramos hipotéticos professores com distintos traços epistemológicos, popperianos (POPPER, 2000), kuhnianos (KUHN, 2009) e bachelardianos (BACHELARD, 1996), e os associamos aos conceitos de tempo de Jonnaert (1996). São também utilizadas as noções de livre associação e de mecanismos de defesa da psicanálise freudiana (FREUD, 1987; FADIMAN, FRAGER, 1979) e os três mundos de Eccles e Popper (1995) para sustentar os apontamentos da análise. Os resultados indicam que no tempo curto é possível avaliar a incorporação de certos mecanismos de reprodução, mas é no tempo longo que aprendizagem considerada plausível pelo indivíduo pode ser avaliada. Ao final, há sugestões de atividades para identificação de mudanças cognitivo-afetivas que podem ser úteis na avaliação. Palavras chave: Perspectivas Epistemológicas. Aprendizagem. Avaliação no Tempo Longo. Avaliação no Tempo Curto. Mecanismos de defesa psicanalíticos.

Descrição

Palavras-chave

Perspectivas Epistemológicas, Aprendizagem, Avaliação, Tempo Longo, Tempo Curto, Mecanismos de Defesa

Citação

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