Narrativas da floresta nacional de Tefé: expressões de saber do aluno ribeirinho e a sua transposição didática para o Ensino de Ciências Naturais
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Data
2011-04-30
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Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
Esta pesquisa parte de uma reflexão acerca dos tipos de conhecimentos implícitos nas narrativas das populações
ribeirinhas da Floresta Nacional de Tefé e sua aplicação prática no processo ensino-aprendizagem de Ciências
Naturais. A investigação buscou saber como é possível transpor os conhecimentos científicos sobre os saberes
tradicionais encontrados nessas narrativas populares no espaço da sala de aula multisseriada composta por
estudantes do ensino fundamental, para efeito de otimização do processo de ensino-aprendizagem de Ciências
Naturais. Tal pesquisa consiste em: evidenciar que narrativas como o conto, o mito e a lenda funcionam como
estimulante cognitivo, despertando a curiosidade e fomentando novas perspectivas de compreensão dos
conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, uma vez que aprender de forma significativa requer pôr em
marcha processos e ou esquemas cognitivos complexos. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa,
com um enfoque estruturalista, pautada nos referenciais da Antropologia, Biologia, Literatura, Psicologia e
Pedagogia. Para realizar a análise proposta, buscaram-se autores que pudessem fundamentar teoricamente os
temas trabalhados: o referencial teórico-metodológico de Edgard Morin e Cecília Minayo, Mircea
Eliade,Vladimir I. Propp, Marcos Frederico Krüger, Terry Eagleton, Therezinha de J.P. Fraxe, Maria Zaira
Turchi, Carlos Antonio Mascia Gottschall, Chevallard, David Ausubel, L. S. Vygotsky dentre outros. Ao final do
estudo foi possível propor, como produto, uma estratégia metodológica na qual as narrativas são utilizadas para
suscitar as experiências prévias dos alunos e, dessa forma, mediar a cadeia de transposição didática dos
conteúdos de Ciências Naturais. Este recurso está sendo indicado, preferencialmente, às escolas nas quais o
regime multisseriado ainda é uma realidade, visando favorecer tanto a ressignificação de conteúdos específicos
de ciências como outras possibilidades de desenvolvimento de uma aula interdisciplinar. Os resultados obtidos
pela supracitada pesquisa indicam carência de trabalhos que abordem as relações entre a Literatura popular local
e o Ensino de Ciências, e que as narrativas oriundas do imaginário local, em especial os mitos, as lendas e os
contos, fornecem possibilidades de contornar dois graves analfabetismos: o científico e o literário. Espera-se que
o recurso elaborado possa contribuir com o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes e que se perceba a
importância de outros saberes para o avanço da educação em ciências nas escolas cuja pesquisa foi realizada.
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Palavras-chave
Narrativas amazônicas, Transposição didática, Aprendizagem significativa, Ensino-aprendizagem, Ensino de ciências Naturais
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