Divulgação científica : o uso do infográfico na escola estadual Princesa Isabel
Arquivos
Data
2016-06-20
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
A Divulgação Científica, estratégia de comunicação para favorecer a propagação do conhecimento científico, é de suma importância para o desenvolvimento da própria ciência, ao tornar uma informação erudita em algo mais simples e ao alcance de todos. Atualmente, com uma série de alternativas de recursos audiovisuais, os alunos passam a ter a atenção voltada para conteúdos mais dinâmicos em detrimento das aulas que não apresentem tantos mecanismos de atratividade. Os infográficos são ferramentas que a comunicação utiliza para tornar a informação mais dinâmica. Imagens e textos são usados para organizar as informações em uma sequência lógica de modo a tornar o assunto exposto mais atrativo e em alguns casos, mais simplificado. Esta pesquisa busca apresentar as potencialidades do infográfico como ferramenta de Divulgação Científica sendo utilizado no ensino de ciências em escolas públicas do ensino fundamental. O objeto de estudo foi a Escola Estadual Princesa Isabel, na qual foram aplicadas sugestões de metodologia de ensino com a utilização de infográficos para dinamizar a aula de ciências e observar como os alunos do 4º ano percebem essa proposta em sala de aula. Os resultados demonstraram que há possibilidades concretas de dinamização do conteúdo das aulas de ciência com recursos da divulgação científica, sobretudo com a utilização de infográficos.
Palavras-chave: Divulgação Científica, Infográfico, Ensino de Ciências
Descrição
Palavras-chave
Divulgação Científica, Infográfico, Ensino de Ciências
Citação
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Licença Creative Commons
Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Acesso Aberto