A fertilidade do conceito de professor-pesquisador a partir do desenvolvimento do estágio vinculado à pesquisa

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Data

2008-06-16

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Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

Este é um trabalho de pesquisa pautado numa perspectiva teórico-epistemologica como instrumento de análise de uma prática pedagógica de formação de professores-pesquisadores em um curso de graduação. Discute o processo de formação do professor-pesquisador a partir do desenvolvimento de uma prática de estágio vinculada a pesquisa. Pretende investigar em que medida um processo de estágio vinculado à pesquisa contribui para a legitimação da identidade docente e na promoção da autonomia profissional/intelectual do professor para o Ensino de Ciências. Tem por objetivo: Investigar como o processo de estágio vinculado à pesquisa contribui na formação do professor-pesquisador do campo, tendo em vista a legitimação de sua identidade docente e o despertar de sua autonomia profissional/intelectual. Pautou-se numa abordagem qualitativa voltada para a pesquisa-ação utilizando as técnicas de observação participante e entrevista semi- estruturada. Reflete sobre as várias dimensões do conceito de pesquisa e os relaciona com o processo formativo docente. Inicialmente evidencia o panorama da ciência moderna comentando a epistemologia dos teóricos que contribuíram para a sua consolidação. Defende a necessidade de tratar a Pedagogia como ciência da educação visando à legitimação de um processo de Educação Científica voltado para a formação do professor. Expõe as definições e distinções feitas pelos teóricos que estudam o Ensino de Ciências, a Educação Científica e a Alfabetização Científica para em seguida sugerir uma perspectiva que contemple a formação do professor-pesquisador. Propõe que os elementos caracterizadores da formação docente, como: identidade, saberes, autonomia e profissionalização sejam tratados como conceitos que sustentam a perspectiva da Educação Científica. Desenvolve uma idéia de que o estágio vinculado à pesquisa também se constitui num processo de Educação Científica voltado para a formação docente podendo contribuir na ressignificação de suas práticas pedagógicas a partir das suas próprias experiências de sala de aula. Com isso, entende que o professor passará de objeto a sujeito do conhecimento, tendo condições de desconstruí-lo e reconstruí-lo. Nessa perspectiva, descreve um processo de estágio voltado para a formação do professor- pesquisador, desenvolvido no contexto da educação do campo, evidenciando as etapas de sua trajetória metodológica e sistematizando os dados obtidos na investigação. Com o intuito de oferecer subsídios que possibilitem a criação de estratégias e metodologias para a formação do professor-pesquisador é apresentado como produto da pesquisa à estrutura de um modelo metodológico dos elementos que caracterizaram a investigação.

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Palavras-chave

Formação de professores, Professor-pesquisador, Estágio, Educação Científica

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