A etnomatemática na educação do campo, em contextos indígena e ribeirinho, seus processos cognitivos e implicações à formação de professores
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Data
2012-04-22
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Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
A busca pela compreensão das relações educativas no contexto da educação do campo é por
vezes complexa e requer o conhecimento das distintas realidades coexistentes, como se
constroem, reconstroem e influenciam as formas de ensinar e aprender dos sujeitos que vivem
no campo. Nessa dissertação apresentam-se os resultados de uma pesquisa qualitativa cujo
objetivo era compreender em que medida a Etnomatemática e seus processos cognitivos
constituem implicações à formação de professores das escolas do campo. A investigação foi
desenvolvida em quatro realidades distintas, no contexto da educação do campo, sendo uma
referente à formação continuada de professores de comunidades ribeirinhas no município de
Parintins, duas referentes a processos de formação de professores indígenas (a realidade do
professor formador não indígena e a do professor indígena em formação), e uma envolvendo
estudantes indígenas, estas duas últimas realizadas na Região do Alto Solimões. Para a
obtenção de dados utilizou-se a observação participante junto a professores de comunidades
ribeirinhas, aplicou-se questionários a professores formadores de professores indígenas e
realizou-se a observação direta de atividades socioculturais como o processo de produção de
farinha e de esculturas em madeira. Os dados obtidos foram analisados a luz da
Etnomatemática, da mobilização de Processos Cognitivos e da Educação Cognitiva, tomandose por base autores como D’Ambrosio (2005), D’Ambrosio (1993), Vygotsky (1995), Pinker
(2002), Pinker (2008), Sternberg (2010), Fonseca (2009) e Freire (1981), os quais indicam a
necessidade de reflexão sobre os processos de formação de professores, uma vez que, no
contexto da educação do campo é inviável pensar em educação, de modo particular em
educação matemática, sem levar em consideração a construção do pensamento matemático
que ocorre no desenvolvimento das atividades socioculturais efetivadas pelos sujeitos nas
interações que realizam no seu convívio diário.
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Palavras-chave
Educação do Campo, Formação de professores, Etnomatemática, Processos Cognitivos
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