A divulgação científica da produção de professores em formação continuada do mestrado em educação em ciências - polo Parintins/AM
Arquivos
Data
2012-04-23
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
Investigou-se sobre as repercussões da Divulgação Científica dos Conhecimentos Científicos sistematizados por
15 (quinze) Professores do Pólo Parintins, que passaram por um processo de Formação Continuada no Curso de
Mestrado em Educação em Ciências, do Programa de Pós – Graduação em Educação Ensino de Ciências na
Amazônia, da Universidade do Estado do Amazonas. Teve-se como parâmetro a participação dos sujeitos
investigados em Eventos Científicos nas seguintes escalas: local (Seminário: Os percursos Investigativos em
Educação em Ciências no Polo/ Parintins), Regional (XX EPENN e I SECAM), Nacional (VIII ENPEC
realizado em Campinas/ SP). Considerações teóricas referentes à Divulgação Científica (DC) foram articuladas
para adentrar numa uma visão mais detalhada da presença da ciência e tecnologia em nossa sociedade, assim
como a Cultura Científica na Dinâmica da Produção da Ciência, também definida como “dinâmica da cultura
científica”. No procedimento metodológico foi priorizada a abordagem qualitativa por meio da pesquisa
bibliográfica e pesquisa de campo exploratória, combinadas ás técnicas da observação participante,
questionários, entrevistas semi- estruturadas centradas no Grupo Focal. A realização das entrevistas semiestruturadas com os Professores em Formação Continuada (PFC) ocorreram de duas formas, na primeira foi a
entrega do formulário de entrevista impresso, e na segunda envio do formulário de entrevista por email, a
observação participante ocorreu durante as reuniões do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação Científica de
Parintins- NEPECIP. Os resultados mostraram a reflexão como um dos pontos importantes do Programa de
Mestrado em Educação em Ciências na Amazônia, deixando evidente que a Produção Científica é um processo
cumulativo construído pelas ações de todos os realizadores do processo: professores/ pesquisadores/
orientadores, mestrandos/ pesquisadores/ professores.
Descrição
Palavras-chave
Repercussão, Divulgação científica, Conhecimentos Científicos, Professores/ Polo Parintins, Formação Continuada
Citação
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Licença Creative Commons
Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Acesso Aberto