Os processos cognitivos desenvolvidos no ensino de didática no curso de licenciatura em matemática

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Data

2012-08-21

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Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

Este trabalho resulta do estudo realizado no Centro de Estudos Superiores de Parintins /UEA e teve como tema “Os processos cognitivos no ensino de didática no curso de licenciatura em matemática”, a motivação para seu desenvolvimento deveu-se a pouca ênfase dada à formação pedagógica de egressos desse curso, traduzindo-se em uma postura que legitima a matemática como isolada do contexto real e pouco suscetível ao dialogo com a realidade escolar. Num processo de aproximação e apropriação do conhecimento conhecer como os professores em formação organizam seus processos cognitivos para dar significado ao trabalho pedagógico, torna a didática, disciplina integradora da ação teoria/prática e que tem fundamental importância na formação profissional do docente, seja de matemática ou outra área de conhecimento. Para a fundamentação de nossas análises dialogamos com Sternberg (2008), Bransford (2007), Candau (1984); Pimenta (2000); Borges e Ghedin (2010); Astolfi e Develay (1990) e Libâneo (2004) dentre outros.

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Palavras-chave

Processos Cognitivos, Didática, Formação de Professores

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